segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Semana da Balaiada 2015 - edição II: os preparativos

Desenho produzido no quadro pelo aluno Meydson, no povoado Canto do Ferreira, em Chapadinha, após uma aula sobre Balaiada
Os preparativos para a Semana da Balaiada 2015 estão a pleno vapor. Muitas surpresas temperam esta etapa da articulação desse que pretende ser um grande evento na área da cultura na cidade de Chapadinha. 
Primeiramente a participação do Projeto Balaiada no Conselho Municipal de Cultura já foi um grande avanço para o movimento, tendo em vista nosso reconhecimento por parte da sociedade. 
Em seguida, a inclusão da Balaiada nos Planos Decenais de Cultura e de Educação foram uma grande conquista para o Projeto Balaiada. 
Afunilando para o mês de outubro e novembro, o SEBRAE tem papel relevante, na pessoa da senhora Larissa Leite, coordenadora do órgão na regional de Chapadinha, que vislumbra êxito no Projeto com vistas ao desenvolvimento e à dinamização econômica da região. 
A FAP - Faculdade do Baixo Parnaíba, na pessoa da professora Nony Braga, também ofereceu apoio estrutural para o evento. 
A Prefeitura Municipal de Chapadinha, na pessoa da secretária municipal de Cultura, Nágera Pontes, e secretária municipal de Igualdade Racial, Chiquinha Pessoa, ofereceu grande apoio, seja na parte estrutural, seja ao trazer atrações como o grupo Teatral "Shama Teatro", com o espetáculo de rua "A carroça é nossa na rota dos balaios". 
Também o grupo teatral "Pão com ovo" e a realização da Semana da Consciência Negra, com destaque para o "Balaio Cultural", todas as noites da semana, com apresentações culturais do município em bairros da cidade. 
Finalmente, com a inclusão de Chapadinha no conjunto de cidades contempladas pelo Projeto Mais Cultura e Turismo, do Governo do Estado do Maranhão, veio a coroar a Semana da Balaiada, com a indicação por parte da secretária Nágera dos dias 11 e 12 de dezembro para a realização do Projeto em Chapadinha. 
Com isso, alavancou-se ainda mais a grandiosidade da Semana da Balaiada, que contaria basicamente com palestras em escolas, apresentações esporádicas e o Seminário da Balaiada na manhã de sábado, passava agora a contar com uma estrutura digna de um grande evento, com camisas, material gráfico, banners, faixa, cartazes, apoio logístico e atrações culturais diversificadas, como a garantia da vinda do grupo "Cena Aberta", da UFMA, com o espetáculo Negro Cosme. 
Victor Silper e Mestre Pezzine, com o
professor Jânio
Também duas danças tradicionais do Maranhão estarão presentes nos dias 11 e 12 de dezembro, a saber, o Boi de Morros, em referência ao rio Munim, o centro da saga dos balaios, e o Boi de Nina Rodrigues, localidade onde se iniciou o movimento da Balaiada. 
Ruínas de trincheira balaia, na zona
rural de Vargem Grande
Equipes da Secretaria de Estado da cultura tem vindo semanalmente a Chapadinha para articular com artistas, hotéis, restaurantes, espaços públicos e privados a fim de articular os detalhes da realização do Projeto Mais Cultura e Turismo. 
Professora Deusuíla, do CE Raimundo
Araújo, em Chapadinha
Um atraso na produção do material gráfico não vem a manchar o brilho da Semana da Balaiada de 2015, tendo em vista a riqueza de conteúdo que tem sido disponibilizado pelos apoiadores, o que vem a superar qualquer dificuldade pontual. 
Destacamos a atuação da senhora Jô Brandão, superintendente da Secretaria de Cultura do Estado, coordenadora do Projeto Mais Cultura e Turismo, por seu posicionamento progressista e, ao mesmo tempo, realista, em relação à realização da atividade em Chapadinha. 
Nágera Pontes, Neto de Azile e
Chiquinha Pessoa
Jô Brandão e equipe
Jô demonstrou satisfação com a acolhida que tem tido em Chapadinha e espera vivenciar uma grande festa da cultura neste município. 
O Conselho Municipal de Cultura tem incluído o Projeto Balaiada e a referida Semana na pauta de suas reuniões e participará de maneira ativa das atividades. 
Para finalizar, destaco os três focos principais do Projeto Balaiada e que pretende-se alcançar em um prazo de dez anos: resgate da Cultura, promoção do Turismo e a vivência da Cidadania. 
Equipe da Secretaria de Estado da Cultura, Projeto Mais Cultura e Turismo
O Projeto Balaiada é audacioso, sim, mas realista em sua construção, apesar de que de um ano para o outro já demonstrou grande potencial de crescimento. Assim confiamos. 

Jânio Rocha Ayres Teles
coordenador

CRIADA A LEI QUE INSTITUI A SEMANA DA BALAIADA NO ÂMBITO DO ESTADO DO MARANHÃO

 LEI Nº 12.227, DE 14 DE MARÇO DE 2024 ESTADO DO MARANHÃO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO INSTALADA EM 16 DE FEVEREIRO DE 1835 DI...