Desenho produzido no quadro pelo aluno Meydson, no povoado Canto do Ferreira, em Chapadinha, após uma aula sobre Balaiada |
Os preparativos para a Semana da Balaiada 2015 estão a pleno vapor. Muitas surpresas temperam esta etapa da articulação desse que pretende ser um grande evento na área da cultura na cidade de Chapadinha.
Primeiramente a participação do Projeto Balaiada no Conselho Municipal de Cultura já foi um grande avanço para o movimento, tendo em vista nosso reconhecimento por parte da sociedade.
Em seguida, a inclusão da Balaiada nos Planos Decenais de Cultura e de Educação foram uma grande conquista para o Projeto Balaiada.
Afunilando para o mês de outubro e novembro, o SEBRAE tem papel relevante, na pessoa da senhora Larissa Leite, coordenadora do órgão na regional de Chapadinha, que vislumbra êxito no Projeto com vistas ao desenvolvimento e à dinamização econômica da região.
A FAP - Faculdade do Baixo Parnaíba, na pessoa da professora Nony Braga, também ofereceu apoio estrutural para o evento.
A Prefeitura Municipal de Chapadinha, na pessoa da secretária municipal de Cultura, Nágera Pontes, e secretária municipal de Igualdade Racial, Chiquinha Pessoa, ofereceu grande apoio, seja na parte estrutural, seja ao trazer atrações como o grupo Teatral "Shama Teatro", com o espetáculo de rua "A carroça é nossa na rota dos balaios".
Também o grupo teatral "Pão com ovo" e a realização da Semana da Consciência Negra, com destaque para o "Balaio Cultural", todas as noites da semana, com apresentações culturais do município em bairros da cidade.
Finalmente, com a inclusão de Chapadinha no conjunto de cidades contempladas pelo Projeto Mais Cultura e Turismo, do Governo do Estado do Maranhão, veio a coroar a Semana da Balaiada, com a indicação por parte da secretária Nágera dos dias 11 e 12 de dezembro para a realização do Projeto em Chapadinha.
Com isso, alavancou-se ainda mais a grandiosidade da Semana da Balaiada, que contaria basicamente com palestras em escolas, apresentações esporádicas e o Seminário da Balaiada na manhã de sábado, passava agora a contar com uma estrutura digna de um grande evento, com camisas, material gráfico, banners, faixa, cartazes, apoio logístico e atrações culturais diversificadas, como a garantia da vinda do grupo "Cena Aberta", da UFMA, com o espetáculo Negro Cosme.
Victor Silper e Mestre Pezzine, com o professor Jânio |
Também duas danças tradicionais do Maranhão estarão presentes nos dias 11 e 12 de dezembro, a saber, o Boi de Morros, em referência ao rio Munim, o centro da saga dos balaios, e o Boi de Nina Rodrigues, localidade onde se iniciou o movimento da Balaiada.
Ruínas de trincheira balaia, na zona rural de Vargem Grande |
Professora Deusuíla, do CE Raimundo Araújo, em Chapadinha |
Destacamos a atuação da senhora Jô Brandão, superintendente da Secretaria de Cultura do Estado, coordenadora do Projeto Mais Cultura e Turismo, por seu posicionamento progressista e, ao mesmo tempo, realista, em relação à realização da atividade em Chapadinha.
Nágera Pontes, Neto de Azile e Chiquinha Pessoa |
Jô Brandão e equipe |
O Conselho Municipal de Cultura tem incluído o Projeto Balaiada e a referida Semana na pauta de suas reuniões e participará de maneira ativa das atividades.
Para finalizar, destaco os três focos principais do Projeto Balaiada e que pretende-se alcançar em um prazo de dez anos: resgate da Cultura, promoção do Turismo e a vivência da Cidadania.
Equipe da Secretaria de Estado da Cultura, Projeto Mais Cultura e Turismo |
O Projeto Balaiada é audacioso, sim, mas realista em sua construção, apesar de que de um ano para o outro já demonstrou grande potencial de crescimento. Assim confiamos.
Jânio Rocha Ayres Teles
coordenador