FÓRUM BALAIADA - Regimento Interno

FÓRUM BALAIADA
FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA REGIÃO DA BALAIADA


REGIMENTO INTERNO



Capítulo I – DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS

Art. 1º - O FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA REGIÃO DA BALAIADA constituído no dia 13 de dezembro de 2017 é   um colegiado de instituições representativas da sociedade que abrange a Região Nordeste Maranhense, centro-norte do Piauí e Noroeste do Ceará. É sediado no Município de Chapadinha, à travessa 15 de novembro, centro, 858B, e não possui personalidade jurídica, sendo composto por outras organizações com personalidade jurídica através de termos de parceria e compromisso.

Capítulo II – DAS FINALIDADES

Art. 2º - O FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA REGIÃO DA BALAIADA tem por finalidades o debate e estímulo à realização de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos junto às organizações públicas e privadas, organizações não governamentais e nas áreas da cidadania corporativa e responsabilidade social, no que tange às atividades turísticas e culturais na Região da Balaiada.
                                                                                              
Capítulo III - DOS OBJETIVOS GERAIS E ATIVIDADES

Art. 3º - O FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA REGIÃO DA BALAIADA tem por objetivo contribuir com a melhoria da qualidade de vida das populações dos municípios que integram a Região e com a melhoria da capacidade de gestão do turismo pelos governos municipais, para tanto deverá desenvolver as seguintes atividades:
a) Estímulo, fortalecimento, estudo, divulgação e desenvolvimento das características e potencialidades sociais, econômicas, culturais e turísticas do território em articulação com outras iniciativas de desenvolvimento sustentável local e regional, especialmente na valorização das áreas de patrimônio natural, da sua história e da sua dinâmica cultural, sob o tema gerador da Guerra da Balaiada;
b) Firmação de parcerias com organizações e entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, para o desenvolvimento de projetos, atividades e ações que visem os interesses e objetivos da Região da Balaiada;
c) Assessoria e apoio ao desenvolvimento da cidadania, defesa e promoção dos direitos humanos de crianças e adolescentes, idosos, de gênero, de cultura, cor, etnia, dos valores éticos, no sentido da afirmação da vida seja qual for a sua expressão;
d) Oferecer reconhecimento por meio de condecorações a governos, instituições, comunidades e personalidades que obtenham destaque em ação que contemple os objetivos do Fórum Balaiada;
e) E todas as atividades correlatas que digam respeito às mencionadas neste Art. e outras similares e complementares às finalidades aqui estabelecidas. 
Art. 4º - No desenvolvimento de suas atividades O FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA REGIÃO DA BALAIADA observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência e não fará qualquer discriminação de raça, cor, gênero ou religião.
Parágrafo Único – Para cumprir seu propósito O FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA REGIÃO DA BALAIADA atuará por meio da articulação, através das instituições membros do colegiado, junto a projetos, pesquisas, programas ou planos de ações.

Capítulo IV – DAS INSTÂNCIAS DE DELIBERAÇÃO

Art. 5º - O FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA REGIÃO DA BALAIADA adotará práticas de gestão administrativa democrática, necessárias e suficientes, a coibir a obtenção, de forma individual ou coletiva, de benefícios e vantagens pessoais, em decorrência da participação nos processos decisórios.
Art. 6º - Disciplinará seu funcionamento por meio de Ordens Executivas, emitidas pela Diretoria; e Ordens Normativas, emitidas pelo Conselho Deliberativo, em primeira instância, e Assembléia Geral, em segunda instância.
Art. 7º – Terá as seguintes instâncias de deliberação:
a)        Assembleia Geral;
b)        Conselho Deliberativo;
c)        Diretoria.

Capítulo V – DA ASSEMBLEIA GERAL

Art. 8º - A Assembleia Geral, órgão soberano do colegiado, se constituirá dos representantes de instituições convocadas via edital próprio, de acordo com as seguintes categorias:
1)    Poder Público Executivo
2)    Poder Público Legislativo
3)    Instituições de Fomento e Capacitação para o Turismo e Desenvolvimento Sustentável
4)    Setor Empresarial
5)    Instituições de Ensino, Pesquisa, Extensão e Difusão Cultural
6)    Profissionais de arte e cultura
7)    ONG’s (Organizações Não-Governamentais)
8)    Mídias e Comunicação
9)    Colegiados Setoriais e/ou Territoriais
Parágrafo Único – O Poder Público Legislativo deverá contemplar vagas na Assembleia Geral para o Parlatório da Balaiada.
Art. 9º - Compete à Assembleia Geral:
a) Eleger e/ou destituir membros da Diretoria e/ou do Conselho Deliberativo;
c) Decidir sobre reformas do Regimento;
d) Realizar o planejamento anual, com calendários, locais e características dos eventos.
Art. 10 – A Assembleia Geral se constituirá em Assembleias Setoriais com as seguintes características:
a)        Cada categoria reunir-se-á em espaço e/ou tempo à parte para deliberar sobre seus representantes titular e suplente no Fórum Balaiada, bem como sobre temas de relevância para a mesma, devendo os representantes acatar e ater-se ao deliberado pela Assembleia da categoria;
b)        A Assembleia setorial pode decidir e apresentar substituição eventual ou permanente caso seus representantes se façam ausentes na plenária e/ou Assembleia do Fórum Balaiada;
c)        As categorias podem organizar-se em instituições e/ou colegiados que as representem, devendo formalizar a informação antes e/ou na ocasião da plenária e/ou Assembleia Geral;
d)       As votações de propostas em Assembleia Geral seguirão o voto por categoria.
Parágrafo Único – Cada categoria poderá realizar sua Assembleia própria em momento diverso da Assembleia Geral, podendo já encaminhar deliberações prévias através de seu representante e/ou resolução.
Art. 11 – A Assembleia Geral se realizará, ordinariamente, uma vez por ano, no primeiro semestre, para:
a) Aprovar o Plano de Ação, constando planejamento, diretrizes e orçamento anual das ações do colegiado, submetido pela Diretoria, com parecer do Conselho Deliberativo;
b) Apreciar o relatório anual da Diretoria, com parecer do Conselho Deliberativo;
c) Eleger a composição da Diretoria e do Conselho Deliberativo para o ano vigente;
e) Estabelecer o calendário anual de plenárias do Conselho Deliberativo, já notificando, assim, as categorias quanto às datas e locais.
Art. 12 - A Assembleia Geral se realizará, extraordinariamente, quando convocada:
a) Pela Diretoria;
b) Pelo Conselho Deliberativo;
c) Por requerimento de 5 das 9 categorias.
Art. 13 - A convocação da Assembleia Geral será feita por meio de edital afixado na sede do colegiado e/ou publicado na impressa regional, por circulares ou outros meios convenientes, com antecedência mínima de 10 (dez) dias.
Parágrafo Único – Qualquer Assembleia se instalará em primeira convocação com a presença de representantes de 5 das 9 categorias e, em segunda convocação, após meia hora, com a presença de 3 das 9 categorias.

Capítulo VI – DO CONSELHO DELIBERATIVO

Art. 14 - O Conselho Deliberativo, órgão democrático, de poder compartilhado, que se constituirá de 9(nove) categorias de representação, em consonância com a estrutura da Assembleia Geral, com as respectivas atribuições:
a)    Poder Público Executivo: Promover articulação junto aos entes do Poder Executivo Municipal, Estadual e Federal, relacionados à região da Balaiada, com vistas ao atendimento dos objetivos do Fórum Balaiada.
b)   Poder Público Legislativo: Promover articulação junto aos entes do Poder Legislativo Municipal, Estadual e Federal, relacionados à região da Balaiada, com vistas ao atendimento dos objetivos do Fórum Balaiada. Será composto em, pelo menos uma vaga, titular e/ou suplente, do Parlatório da Balaiada.
c)    Instituições de Fomento e Capacitação para o Turismo e Desenvolvimento Sustentável: Articular instituições que trabalham com a interação, estímulo e formação a empresários, agricultores familiares, artesãos e/ou instituições direta e/ou indiretamente relacionadas à cadeia produtiva e econômica do Turismo e Desenvolvimento Sustentável da Região da Balaiada.
d)   Setor Empresarial: Articular empresários e instituições direta e/ou indiretamente relacionadas ao Turismo e Desenvolvimento Sustentável da Região da Balaiada, no sentido de sensibilizá-los e integrá-los ao trabalho executado pelo Fórum Balaiada.
e)    Instituições de Ensino, Pesquisa, Extensão e Difusão da Cultura: Promover estudos, pesquisas e intervenções no sentido do atendimento aos objetivos do Fórum Balaiada.
f)    Profissionais de arte e cultura: Oferecer parecer sobre as deliberações e ações do Fórum, bem como de entes direta e/ou indiretamente relacionados aos objetivos do Fórum Balaiada. Ainda, promover a articulação e o fomento da produção cultural da região da Balaiada com vistas ao incremento e inovação, no resgate da história da região, especialmente relacionada à Balaiada.
g)   ONG’s (Organizações Não-Governamentais): Promover a articulação, intervenção, fomento e apoio à consecução dos objetivos do Fórum Balaiada, especialmente junto à Sociedade Civil Organizada.
h)   Mídias e Comunicação: Articular, divulgar, produzir materiais de comunicação, bem como oferecer parecer acerca das ações e deliberações do Fórum Balaiada, especialmente junto aos meios e agentes de comunicação.
i)     Colegiados Setoriais e/ou Territoriais: Promover a articulação de entidades colegiadas (conselhos, comitês, Consórcios e afins) no sentido de estabelecer parceria e potencializar esforços com vistas ao alcance dos objetivos do Fórum Balaiada. Será composto em, pelo menos, uma vaga, titular e/ou suplente, do Consórcio Balaiada.
Parágrafo Primeiro – cada categoria será composta por 1(um) titular e 1(um) suplente, não necessariamente da mesma entidade.
Parágrafo Segundo – Todas as categorias detém a responsabilidade de articular seus pares, promover assembleias próprias de escolha de representantes e definição de postura oficial sobre temas em pauta.
Art. 15 - Compete ao Conselho Deliberativo:
a) Dar parecer e/ou representar à Assembleia Geral e/ou órgãos de controle externos sobre atos da Diretoria;
b) Propor à Assembleia Geral reformas no Regimento Interno;
c) Convocar Assembleia Geral;
d) Promover estudos e articulação dentro de cada categoria para o alcance dos objetivos gerais do Fórum Balaiada.
Art. 16 - O Conselho Deliberativo se reunirá, ordinariamente, uma vez a cada dois meses, para:
a) Coordenar, monitorar e deliberar sobre questões de pauta das ações da Diretoria, garantindo a observância das deliberações da Assembleia Geral, Regimento Interno, o Plano de Ação anual e normativas próprias;
b) Dar parecer à Assembleia Geral sobre o relatório anual da Diretoria;
c) - Regulamentar as Ordens Normativas da Assembleia Geral e emitir Ordens Executivas para disciplinar o funcionamento interno do colegiado, a ser cumprido pela Diretoria.
Parágrafo Primeiro – os pareceres do Conselho Deliberativo possuem caráter deliberativo para com a Diretoria e Consultivo para com a Assembleia Geral.
Parágrafo Segundo – as reuniões ordinárias do Conselho Deliberativo do Fórum Balaiada poderão ocorrer por meios eletrônicos de videoconferência.
Parágrafo Terceiro – tendo em vista o cronograma ordinário de plenárias ser estipulado na Assembleia Geral anual, não se faz necessária convocação específica para cada plenária ordinária, caso o Plano de Trabalho não sofra alteração.
Art. 17 - O Conselho Deliberativo se realizará, extraordinariamente, quando convocado:
a) Pela Diretoria;
b) Por requerimento de 3 das 9 categorias com representações titulares e/ou suplentes do colegiado;
d) Por requerimento de representantes não titulares e/ou suplentes, de pelo menos 5 das 9 categorias representativas.
Art. 18 - A convocação do Conselho Deliberativo para reuniões extraordinárias será feita por meio de edital afixado na sede do colegiado e/ou publicado na impressa regional, por circulares ou outros meios convenientes, com antecedência mínima de 10 (dez) dias.
Parágrafo Único – Qualquer plenária ordinária e/ou extraordinária se instalará em primeira convocação com a maioria das representações, a saber, 5 das 9 categorias; em segunda convocação, meia hora depois, com 1/3 (um terço) das representações, a saber, 3 das 9 categorias.

Capítulo VII – DA DIRETORIA

Art. 19 - A Diretoria será constituída por: Coordenador; Diretor Executivo; e Secretário Geral.
Parágrafo Primeiro – O mandato da Diretoria será de 1(um) ano, cabendo reeleição por igual período, para a mesma função.
Parágrafo Segundo – A eleição para composição da Diretoria ocorrerá na primeira Assembleia Geral de cada ano.
Parágrafo Terceiro – A Diretoria se reunirá no mínimo uma vez por mês, por meio presencial e/ou videoconferência.
Art. 20 - Compete à Diretoria:
a) Elaborar e submeter ao parecer do Conselho Deliberativo e à Assembleia Geral a proposta de programação anual do Fórum Balaiada;
b) Executar a programação anual de atividades da Instituição;
c) Elaborar e apresentar ao parecer do Conselho Deliberativo e à Assembleia Geral o relatório anual;
d) Reunir-se com instituições públicas e privadas para mútua colaboração em atividades de interesse comum;
Art. 21 - Compete ao Coordenador:
a) Representar o FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA REGIÃO DA BALAIADA frente a órgãos do Poder Público e da Sociedade Civil, bem como à mídia e sociedade em geral;
b) Cumprir e fazer cumprir este Regimento Interno;
c) Presidir a Assembleia Geral;
d) Convocar reuniões do Conselho Deliberativo;
e) Convocar e presidir as reuniões da Diretoria.
Art. 22 - Compete ao Diretor Executivo:
a) Prestar, de modo geral, sua colaboração ao Coordenador.
b) Estruturar o plano estratégico de atuação do Fórum Balaiada;
c) Acompanhar o cronograma de atividades estabelecido na Assembleia Geral, as metas, estratégias e resultados.
d) Substituir o Presidente em suas faltas ou impedimentos;
e) Assumir o mandato, em caso de vacância, até o seu término;
Art. 23 - Compete ao Secretário Geral:
a) Secretariar as reuniões da Diretoria, do Conselho Deliberativo e da Assembleia Geral e redigir as atas;
b) Publicar os documentos oficiais do colegiado;
c) Receber informações e demandas e repassá-las ao coordenador e/ou ao Conselho Deliberativo e/ou Assembleia Geral, quando não couber às atribuições da Diretoria;
d) Realizar o controle de frequência das entidades membras e categorias nas plenárias e Assembleias, bem como das atas de reuniões e eventos;
e) Manter organizado o arquivo com registros entidades e categorias, planos, relatórios, materiais formativos e documentos constitutivos e outros importantes para o funcionamento do colegiado.

Capítulo VIII – DOS PRODUTOS DO FÓRUM

Art. 24 – Entende-se por produtos os serviços, propostas e homenagens que o Fórum Balaiada pode prestar a indivíduos, organizações e memórias relevantes e consonantes aos objetivos temáticos do Fórum Balaiada.
Art. 25 – São produtos do Fórum Balaiada:
a)        Condecorações da Balaiada, como medalha, placa comemorativa e selo;
b)        Campeonatos, gincanas, circuitos e similares;
c)        Marcos e/ou monumentos;
d)       Padrão visual em materiais;
e)        Audiências Públicas;
f)         Criação e/ou articulação de organizações sociais, empresariais e/ou colegiados.
g)        Projetos pedagógico-culturais e/ou tecnologias sociais.  

Capítulo IX - DOS RECURSOS FINANCEIROS E PROJETOS EM EXECUÇÃO

Art. 26 – Os recursos financeiros necessários à manutenção do Fórum Balaiada poderão ser obtidos por meio de Termos de Parceria firmados entre o Fórum Balaiada, o Poder Público, Agências nacionais e internacionais, bem como a iniciativa privada, para financiamento de projetos na sua área de atuação, sendo disponibilizados e/ou geridos por entidades membras do colegiado.
Art. 27 – O Fórum Balaiada terá atribuição de Controle Social sobre os projetos desenvolvidos pelas entidades membras articulados pelo e/ou em nome do colegiado.

Capítulo X – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 28 – O presente Regimento entrará em vigor na data de seu registro em cartório.
Art. 29 – O presente Regimento poderá ser reformado a qualquer tempo, por decisão da maioria absoluta dos associados, organizados em categorias, na ordem de 5 para 9, na Assembleia Geral ordinária anual e/ou em Assembleia Geral especialmente convocada para esse fim, devendo seu resultado ser novamente registrado em cartório, e devendo constar termo de invalidação do documento anterior.
Art. 30 – Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria e referendados pelo Conselho Deliberativo, em primeira instância e, pela Assembléia Geral, em segunda instância.

Jânio Rocha Ayres Teles
Coordenador do Projeto Balaiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRIADA A LEI QUE INSTITUI A SEMANA DA BALAIADA NO ÂMBITO DO ESTADO DO MARANHÃO

 LEI Nº 12.227, DE 14 DE MARÇO DE 2024 ESTADO DO MARANHÃO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO INSTALADA EM 16 DE FEVEREIRO DE 1835 DI...