Grupo "Cena Aberta", da UFMAhttp://portais.ufma.br/PortalUfma/paginas/noticias/noticia.jsf?id=41960 |
Em meio às articulações na UFMA - Universidade Federal do Maranhão, o professor Jânio conseguiu marcar um horário com Mestre Luiz Pazzini e sua equipe, "Cena Aberta", grupo de pesquisa teatral do curso de Teatro da Universidade.
Na conversa com o grupo, fora apresentado o Projeto Balaiada, suas características pedagógicas, artísticas e, até, econômicas para o desenvolvimento do interior maranhense.
Mestre Pazzini realizou uma explanação sobre o projeto desenvolvido por sua equipe em Nina Rodrigues no ano de 2013 e que tratou do tema da Balaiada.
"O grupo apresentou na Cidade de Nina Rodrigues a Primeira Estação da Balaiada Invasão da Vl da Manga.
O projeto Memória e Encenação em Movimento, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Teatral Cena Aberta, é a continuidade da pesquisa em teatro desenvolvida sobre a memória maranhense, em especial, sobre a revolta da Balaiada, que teve sua eclosão com a invasão da cadeia da Vila da Manga pelo sertanejo piauiense Raimundo Gomes.
Segundo o Professor Pazzini, o Projeto foi desenvolvido tendo como base a memória maranhense, tendo por objetivo fazer com que a comunidade reflita sobre fatos históricos importantes para o Estado do Maranhão.
'Existe uma discussão que afirma que o Brasil é um país sem memória e essa falta de reflexão em cima de fatos importantes do passado e que foram esquecidos é uma questão preocupante. Por isso, o espetáculo traz a importância da memória não apenas como uma questão saudosista, mas também como uma forma de recuperar o passado' afirmou Pazzini.
O professor ressaltou ainda que o teatro atinge o público não por meios visuais, auditivos e sensoriais, além de fazer o espectador refletir sobre questões históricas e sociais.
As apresentações foram realizadas em locais públicos, como forma de valorização do Patrimônio Artístico e Cultural dos locais onde acontecem as apresentações, bem como, em palcos"
(adaptado de: http://portais.ufma.br/PortalUfma/paginas/noticias/noticia.jsf?id=41960 e de falas da equipe de Mestre Pazzini).
Nenhum comentário:
Postar um comentário