terça-feira, 29 de setembro de 2015

Municípios da Região da Balaiada, dentre outros, receberão edição do Programa Mais Cultura, do Governo do Estado.

O Governo do Maranhão está levando a grande celebração da Cultura Maranhense para a região da Baixada Maranhense. Na próxima quinta-feira (1º), o município de Mirinzal receberá uma edição do projeto ‘Mais Cultura e Turismo’, que se estenderá até o dia 2 com uma série de atividades voltadas para os processos de institucionalização da cultura, geração de conhecimentos, difusão cultural, fomento e sustentabilidade.
A edição de Mirinzal será a primeira de 22 edições do projeto que serão realizadas nos próximos meses em todas as regiões do estado Território Oeste: Carutapera e Santa Inês; Território Norte: Mirinzal, Pinheiro, Viana e Chapadinha; Território Leste: Barreirinhas, Tutóia, Itapecuru Mirim e Rosário; Território Sul: Imperatriz, Carolina e Balsas; Território Centro I: Barra do Corda, Presidente Dutra e Grajaú; Território Centro II: Bacabal, Pedreiras, Codó, Caxias, Timon e São João dos Patos.
“Esse importante projeto atende a uma determinação do governador Flávio Dino de democratizar o acesso à cultura e de valorizar a diversidade cultural maranhense através da descentralização das ações culturais. Deste modo, o projeto cumpre seu objetivo de estabelecer a cultura como um fator de desenvolvimento humano e fortalecer o exercício da cidadania junto aos municípios maranhenses”, destacou o secretário de Estado da Cultura, Felipe Camarão.
Para a realização do projeto ‘Mais Cultura e Turismo’ em Mirinzal, técnicos da Secretaria de Estado da Cultura percorreram, previamente,  diversas  comunidades  de municípios como Guimarães, Porto Rico, Bacuri, Central,Cedral, Serrano do Maranhão, Apicum-Açu e Cururupu. Nas visitas, foram identificadas as peculiaridades culturais destas comunidades.
“Essa região da baixada é muito rica culturalmente. Por isso, além de levarmos atrações da capital estamos dando prioridade para a valorização da cultura local, como o tradicional boi de zabumba, boi de costa de mão, tambor de mina, pajé, artesanato, modos de vida das comunidades quilombolas e de pescadores artesanais, além do reconhecimento dos saberes tradicionais, pois iremos realizar um encontro destes mestres e mestras que mantém essas tradições na região”, explicou a superintendente de Ação e Difusão Cultural da Secma, Jô Brandão.
As diversas atividades  do projeto consideram, também, ações continuadas de caráter estruturante, tendo em vista a perspectiva de obtermos resultados qualitativos com as ações planejadas. A exemplo da implantação de equipamentos públicos, bibliotecas, formação de agentes culturais, cartografia social, residências artísticas, cadastramento de grupos, comunidades, artistas e práticas culturais no Sistema Estadual de Informação e Indicadores Culturais (SEIIC) e o apoio aos municípios na elaboração de seus planos municipais de cultura.
Exposição coletiva
Todas as edições do ‘Mais Cultura e Turismo’ receberão uma exposição coletiva intitulada ‘Maranhão de Identidades e Tradições’. A exposição será composta por um acervo já pertencente à Secretaria de Estado da Cultura (Secma), selecionado nas Casas de Culturas e Museus, e também coletados nas comunidades. A exposição tem como cerne  o reconhecimento das diferentes identidades e sua contribuição na formação da cultura maranhense.
Municípios-polo do ‘Mais Cultura e Turismo’
Território I (Carutapera e Santa Inês);
Território II (Mirinzal, Pinheiro, Viana e Chapadinha);
Território III (Barreirinhas, Tutóia, Itapecuru Mirim e Rosário);
Território IV (Imperatriz, Carolina e Balsas);
Território  V (Barra do Corda, Presidente Dutra e Grajaú);
Território  VII (Bacabal, Pedreiras, Codó, Caxias, Timon e São João dos Patos).

FONTE: http://www.ma.gov.br/mais-cultura-e-turismo-tera-edicoes-especiais-em-22-municipios/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRIADA A LEI QUE INSTITUI A SEMANA DA BALAIADA NO ÂMBITO DO ESTADO DO MARANHÃO

 LEI Nº 12.227, DE 14 DE MARÇO DE 2024 ESTADO DO MARANHÃO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO INSTALADA EM 16 DE FEVEREIRO DE 1835 DI...