sábado, 31 de outubro de 2015

PETROBRAS apoia a cultura em todo o Brasil

Programa Petrobras Distribuidora de Cultura - Confira a lista de contemplados.
A Petrobras distribui produtos e serviços de qualidade por todo país. Por termos, também, uma preocupação com a distribuição de produtos da nossa cultura, procuramos um segmento, nesse contexto, com potencial para traduzir a nossa capilaridade.
Assim escolhemos, como foco, o segmento de circulação de peças teatrais não inéditas. Dessa forma, distribuímos grandes espetáculos da arte cênica brasileira que mostram grandes estórias contadas por grandes artistas.
O nosso pedaço nessa história vem do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura que traz apresentações de notória qualidade, para todos os cantos do Brasil, contadas por grandes ícones do teatro brasileiro. 


FONTE: http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/meioambienteesociedade/cultura 

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Projeto Balaiada participa da elaboração dos Planos Decenais Municipais de Cultura e de Igualdade Racial de Chapadinha

Com a presença do senhor Neto de Azile, Conselheiro Estadual de Cultura, fora realizada a Audiência Pública conjunta entre as Secretarias Municipais de Cultura e a de Igualdade Racial. 


Tanto o corpo de servidores das secretarias quanto os respectivos Conselhos de Políticas Públicas participaram ativamente da preparação quanto da realização da atividade. 
Construidos de maneira democrática e participativa, ambos os planos foram frutos de encontros, reuniões, seminários e conferências, o que tornaram as propostas a serem inseridas nos Planos Decenais bastante realistas. 
Presidente do Conselho de Cultura (Jânio Rocha),
sr Manoel Almeida (assessor das secretarias de
Cultura e Igualdade Racial), sr Neto de Azile
(conselheiro Estadual de Cultura) e Chiquinha
Pessoa (secretária municipal de Igualdade Racial)
Dentre as propostas aprovadas podemos citar a determinação de que, em dez anos, a cidade de Chapadinha deverá ter espaços culturais como: uma casa da cultura, um espaço para exposições artísticas (praça), financiamento de projetos e ações culturais de artistas e entidades da sociedade civil, prioridade de participação de artistas e atrações locais em eventos culturais da prefeitura, dentre outros. 
Neto de Azile e as secretárias de
Cultura (Nágera Pontes) e de
Igualdade Racial (Chiguinha Pessoa)
Diversos setores culturais participaram da Audiência Pública, dentre eles teatrólogos, cantores, compositores, poetas, repentistas, dançarinos tradicionais e contemporâneos, grupos culturais afrodescendentes, dentre outros. 
O próximo passo é o burilamento das propostas para serem organizadas em projeto de Lei a ser encaminhado à Câmara Municipal e que, pelo menos o Plano da Cultura, seja ratificado em lei ainda neste ano. 

Artesanato popular em Chapadinha

Olha o que encontrei em Chapadinha. Uma pérola!

Bem debaixo dos nossos olhos já existia um artesão produzindo materiais com grande potencial turístico. 

Trata-se do senhor Chiquinho Artesão, no bairro Areal. 

Arte bastante variada, seja na produção de brinquedos artesanais, objetos decorativos e condecorativos. 
Sua residência fica no bairro do Areal, atrás do posto de combustíveis "Chapadinha II", na rua professor Durval Vidigal, nº 67. 

Confira nas imagens: 













CRIADA A LEI QUE INSTITUI A SEMANA DA BALAIADA NO ÂMBITO DO ESTADO DO MARANHÃO

 LEI Nº 12.227, DE 14 DE MARÇO DE 2024 ESTADO DO MARANHÃO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO INSTALADA EM 16 DE FEVEREIRO DE 1835 DI...