É incrível constatar a presença da religiosidade e, em especial, do sincretismo religioso, em meio ao movimento da Balaiada.
Elemento comum à região aonde aconteceu o movimento da Balaiada é o culto a "Nossa Senhora da Conceição", presente enquanto padroeira, em Nina Rodrigues (Vila da Manga, início do movimento), Brejo, Bom Sucesso/Lagoa Amarela (Mata Roma/Chapadinha), Araioses, Caxias e, no Piauí, do outro lado do Rio Parnaíba, Miguel Alves, inclusive com uma tradicional fazenda intitulada por "Fazenda Conceição".
Conheça um pouco das características de "Oxum", culto afrodescendente que faz sincretismo com "Nossa Senhora da Conceição" e que é celebrada no dia 08 de dezembro, próximo ao período de início do movimento (13 de dezembro de 1838).
Oxum
|
"Oxum (elemento: água; dia: sábado; cor: amarelo; signo: Touro) éa mais bela dos Orixás, sempre cercada de admiradores. Elegante e graciosa, usa artifícios para conseguir o que quer.
Doce e meiga, não interfere na vida de ninguém e adora crianças. Símbolo da maternidade e da gestação, protege as mulheres grávidas e seus bebês. Seu lado maternal, no entanto, contrapõe-se à porção sedutora, que age com falsidade para atingir seus objetivos, principalmente no amor.
Na Bahia, o sincretismo liga Oxum a Nossa Senhora das Candeias, festejada no dia 2 de fevereiro, e nesta data se organiza um solene presente para Iemanjá – isso mostra que o sincretismo entre os deuses africanos e os Santos da Igreja Católica não é de uma rigidez e de um rigor absolutos."
http://www.raulmendessilva.com.br/brasilarte/temas/candomble.html
Cabe observar alguns aspectos importantes:
A cor amarela: cor da palha e das vestimentas de couro do vaqueiro. Também presente nas vestimentas de "Oxum", como se pode perceber acima.
O elemento da natureza: a água, Caracterizada pelos rios por onde os balaios transitavam: Itapecuru, Parnaíba, Preto, Munim e o Iguará. Seu culto é afim a Iemanjá (2 de fevereiro) tendo em vista tratar, também, do elemento água.
O signo: touro. Vale lembrar que o movimento iniciou pelo episódio da Vila da Manga, com a prisão do irmão do vaqueiro Raimundo Gomes. O gado (touro) está presente na simbologia.
O dia: o dia 08 de dezembro, dia de "Oxum" e "Nossa Senhora da Conceição", em 1838, foi em um sábado.
Uma outra suspeita repousa sobre a fruta, a manga, presente tanto no nome da "Vila da Manga", onde iniciou-se o movimento, quanto nos locais de provável presença dos balaios, sempre associada à presença de água. Mas isso será objeto de mais pesquisas do Projeto Balaiada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário