quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O PADRE FOI PARA O BREJO

Por: João Carlos Pimentel Cantanhede

            – O vapor tá chegando! – gritou alguém. Mas isso não era novidade para ninguém  em    Itapecuru Mirim. Toda vez que o paquete se aproximava do porto, ele soava o seu apito peculiar.
            Naquele dia, a sua chegada era esperada com grande expectativa, pois nele vinha o novo pároco para a cidade, Francisco Lino Aderaldo. E para o porto se dirigiram políticos, comerciantes, religiosos e vários curiosos inquietos para conhecerem o novo vigário. E para surpresa de todos, o padre era um jovem de apenas 22 anos que acabara de ser ordenado em São Luís.
            Mas a desconfiança da população itapecuruense em relação ao padre Aderaldo, devido a sua pouca idade, logo se dissipou, pois ele se mostrou um grande homem de Deus, engajado, simples e amigo de todos.
            Porém, com menos de um ano na terra de Mariana Luz, padre Aderaldo informou aos fiéis na Matriz de Nossa Senhora das Dores, que deixaria a paróquia. Isso causou uma comoção geral na cidade.
            Determinados cidadãos tiveram a ideia de fazer um abaixo assinado para ser entregue ao bispo solicitando a permanência do padre. Foi montada uma comissão para percorrer a cidade e os principais povoados pertencentes à Itapecuru Mirim. Colheram assinaturas em localidades como, Cantanhede, Campo de Pombinhas e, até mesmo, Pirapemas. 
            Algumas pessoas respeitadas na cidade encabeçaram o abaixo assinado: Bento Nogueira da Cruz, Gaspar Lima, Heráclito de Carvalho, Basílio Simão, Elisa dos Santos Araújo e Mariana Luz. Logo depois de seus nomes, constavam milhares de outras assinaturas de jovens, adultos, idosos e crianças. Não havia distinção de classe, cor e nem profissão. Até as prostitutas foram convocadas para assinarem a petição, afinal, elas também tinham sua fé e queriam que o padre permanecesse para redimi-las do pecado; os analfabetos também assinaram, ou melhor, alguém assinou por eles.
            Estava pronto o documento. Dia 25 de janeiro de 1906, padre Aderaldo embarcou no vapor para São Luís, na companhia do tenente Raimundo Elesbão Raposo para entregarem o esperançoso abaixo assinado ao Bispo.
Mas de nada valeu todo aquele esforço:
            – o padre foi para o brejo! – era o comentário geral em Itapecuru.
E não é que era verdade, ainda em fevereiro de 1906, padre Francisco Lino Aderaldo assumiu a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Brejo, onde permaneceu por 14 anos. Depois voltou para o Ceará.

NOTA DO AUTOR:
            O padre Francisco Lino Aderaldo de Aquino nasceu em Mombaça-CE, aos 23 de setembro de 1882 e faleceu em Fortaleza-CE, aos 18 de julho de 1941, com 58 anos de idade. Era filho do tenente-coronel José Aderaldo de Aquino e de Ana Joaquina Aderaldo e Silva. Iniciou os estudos no seminário de Fortaleza, transferindo-se depois, para São Luís, Maranhão, onde se ordenou, em 1905, neste mesmo ano assumiu a Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Itapecuru Mirim – MA; no ano seguinte tornou-se vigário da freguesia de Brejo - MA, onde permaneceu até 1920 quando retornou ao Ceará e lá permaneceu como vigário de Senador Pompeu até a sua morte.   












FONTE: http://juceysantana.blogspot.com.br/2016/02/o-padre-foi-para-o-brejo.html

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Se a ideia pega... "Prefeitura de Guarulhos abre inscrições para Artistas Orientadores"

A Prefeitura de Guarulhos, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, abriu credenciamento para artistas orientadores, pessoas físicas, interessados em apresentar propostas de desenvolvimento de atividades artísticopedagógicas relativas aos cursos de Dança e Teatro oferecidos pela Escola Viva de Artes Cênicas de Guarulhos. A publicação foi feita no Diário Oficial do município do dia 5 de fevereiro, páginas 21 e 22.
As inscrições estarão abertas do dia 12 a 19 de fevereiro. Acesse o edital e saiba mais.

Acessando o Edital:

Ao clicar no link, clique no dia 5 do mês de fevereiro, uma listagem aparecerá na própria página. Selecione a primeira opção. Agora vá até a página 21 e 22 do PDF que irá abrir no próprio navegador.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

SEBRAE aponta potencial de negócios


Sabemos que a crise econômica tornou-se o cenário adequado para o nascimento e o desenvolvimento de novas empresas e negócios, tendo o empreendedorismo como fio condutor, onde milhares de brasileiros buscam alternativas para, finalmente, serem donos de seu próprio negócio.

O Portal Sebrae, que disponibiliza 448 ideias de negócios, tem sido forte referência para quem trilha este caminho e, agora, divulga a lista das ideias de negócios mais procuradas durante o mês de dezembropassado, tendo como destaque o e-commerce, que consolidou-se em primeiro lugar.

Ao longo dos próximos dias, esta página vai apresentar detalhes das dez ideias mais procuradas desta lista. Acompanhe! Também conheça o Portal Sebrae e faça a sua própria busca: www.sebrae.com.br


Turistas declaram o carnaval do Maranhão como um dos mais multiculturais do Brasil





O tradicional bairro da Madre Deus, em São Luís, é um dos pontos do "Carnaval de Fotos". Foto: Divulgação/SECOM
O tradicional bairro da Madre Deus, em São Luís, é um dos pontos do “Carnaval de Fotos”. Foto: Divulgação/SECOM
As opiniões de turistas brasileiros e estrangeiros confirmam: o carnaval do Maranhão é um dos mais diversos do país. Em todas as regiões do estado, a folia está movimentando os municípios e fazendo a alegria de brincantes. Na capital, São Luís, o ritmo contagiante dos blocos tradicionais, das tribos de índio, dos blocos de rua e do tambor de crioula conquistam os foliões que escolheram a capital maranhense como palco do Carnaval.

Os amigos alemães Ole, Marlen e Lisa, acompanhados do maranhense Emanoel. Foto: Divulgação / SECOMOs amigos alemães Ole, Marlen e Lisa, acompanhados do maranhense Emanoel. Foto: Divulgação / SECOM
Os amigos alemães Ole, Marlen e Lisa, acompanhados do maranhense Emanoel, assistiram a extensa programação de shows da praça Nauro Machado, no Centro Histórico. Animados com o que viram, ainda tiveram energia para acompanhar o bloco de rua. No meio do caminho, uma pausa para registrar suas impressões e ressaltar a diversidade do carnaval de São Luís.
“Aqui é muito divertido. Tem música para todos os gostos”, disse Marlen. “Estamos tranquilos e seguros”, comentou Ole, pulando ao som do batuque do grupo Vinagreira, que passava a frente do Centro de criatividade Odylo Costa Filho, em direção ao palco Michol Carvalho, na Rua Portugal.
As goianas Carla e Paula, que vieram de Anápolis para passar o carnaval em São Luís, se disseram felizes com a farra na ilha. “Nunca tinha visto tanta pluralidade de ritmos como a que vi aqui”, disse Paula.
Para Carla, as reformas efetuadas no Centro Histórico deixaram o carnaval de São Luís muito mais convidativo. “Esse é meu primeiro carnaval aqui. A Praia Grande está muito mais limpa, bem melhor depois que essas intervenções foram realizadas”, concluiu. A folia foi organizada em circuitos espalhados pelo Centro Histórico, além da passarela do Samba e tendas de tambor de crioula, que levarão alegria para o povo até a próxima quarta-feira.
Foto 02 - Turistas declaram o carnaval do Maranhão como um dos mais multiculturais do Brasil - Centro HistóricoNa tarde de segunda-feira, o comerciante de 32 anos, Hugo Alencar, também estava curtindo seu primeiro carnaval em São Luís. Encantado com o que via, não perdeu tempo para fotografar a passagem do tradicional bloco Fênix, do Bairro de Fátima.
Já no carnaval do Laborarte, a servidora pública Lorena Vilar e o dentista Ricardo Carvalho, levaram o pequeno Joaquim Carvalho para seu primeiro carnaval da vida. “É bom ele conhecer a cultura do Maranhão, ajuda na formação dele”, disse Ricardo.
Carnaval de Todos

“É bom ele conhecer a cultura do Maranhão, ajuda na formação dele”, disse Ricardo.“É bom ele conhecer a cultura do Maranhão, ajuda na formação dele”, disse Ricardo.
O Governo do Estado e Prefeitura de São Luís se uniram para resgatar a originalidade do carnaval maranhense, levando para os quatro circuitos oficiais, no Centro da cidade, artistas da terra, blocos afros, alternativos, tradicionais e organizados, tribo de índios, tambor de crioula e escolas de samba. Este ano, nos cinco dias, a festa começa ainda de manhã. O resultado de todos esses elementos é a aprovação dos foliões.
Com bastante segurança e grande organização, o Carnaval de São Luís está atraindo brincantes de todas as idades. Famílias inteiras se reúnem para curtir a festa.
Os dois palcos situados no circuito ‘Dona Teté’: o Palco Infantil ‘Wagner Alhadef’ e o Palco Adulto ‘Nelson Brito’ prestam homenagens a nomes que fazem parte da história do Laboratório de Expressões Artísticas do Maranhão (Laborate) e também deixaram um legado importante para o carnaval maranhense. Foto: Divulgação / SECOM
Os dois palcos situados no circuito ‘Dona Teté’: o Palco Infantil ‘Wagner Alhadef’ e o Palco Adulto ‘Nelson Brito’ prestam homenagens a nomes que fazem parte da história do Laboratório de Expressões Artísticas do Maranhão (Laborate) e também deixaram um legado importante para o carnaval maranhense. Foto: Divulgação / SECOM

Conquistas do Projeto Balaiada em 2016...

O Projeto Balaiada iniciou o ano de 2016 com muito trabalho e já algumas conquistas: 

1º) Palestra do Projeto Balaiada na UFMA de São Luís, no dia 19 de maio. A atividade contará com a presença de departamentos da Universidade, secretarias estaduais e órgãos e empresas ligados ao Turismo. 

2º) COM-VIDA "Negro Cosme", programa de promoção da educação para o meio ambiente e qualidade de vida, implantado no CE Dr Otávio Vieira Passos, com a adesão de professores, alunos e lideranças sociais de Chapadinha, além da inclusão de Feira Cultural da escola na Semana da Balaiada 2016, no dia 10 de dezembro. 

3º) Inclusão de programação do Município de Chapadinha na Semana da Balaiada 2016: "Feira Cultural da Balaiada", no dia 9 de dezembro. 

4º) Adesão da Sociedade Esportiva Real Brasil, entidade cultural e de promoção de Direitos de Chapadinha, que realizará uma noite cultural no bairro Terras Duras, na Semana da Balaiada, dia 9 de dezembro. 

CRIADA A LEI QUE INSTITUI A SEMANA DA BALAIADA NO ÂMBITO DO ESTADO DO MARANHÃO

 LEI Nº 12.227, DE 14 DE MARÇO DE 2024 ESTADO DO MARANHÃO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO INSTALADA EM 16 DE FEVEREIRO DE 1835 DI...