quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Turistas declaram o carnaval do Maranhão como um dos mais multiculturais do Brasil





O tradicional bairro da Madre Deus, em São Luís, é um dos pontos do "Carnaval de Fotos". Foto: Divulgação/SECOM
O tradicional bairro da Madre Deus, em São Luís, é um dos pontos do “Carnaval de Fotos”. Foto: Divulgação/SECOM
As opiniões de turistas brasileiros e estrangeiros confirmam: o carnaval do Maranhão é um dos mais diversos do país. Em todas as regiões do estado, a folia está movimentando os municípios e fazendo a alegria de brincantes. Na capital, São Luís, o ritmo contagiante dos blocos tradicionais, das tribos de índio, dos blocos de rua e do tambor de crioula conquistam os foliões que escolheram a capital maranhense como palco do Carnaval.

Os amigos alemães Ole, Marlen e Lisa, acompanhados do maranhense Emanoel. Foto: Divulgação / SECOMOs amigos alemães Ole, Marlen e Lisa, acompanhados do maranhense Emanoel. Foto: Divulgação / SECOM
Os amigos alemães Ole, Marlen e Lisa, acompanhados do maranhense Emanoel, assistiram a extensa programação de shows da praça Nauro Machado, no Centro Histórico. Animados com o que viram, ainda tiveram energia para acompanhar o bloco de rua. No meio do caminho, uma pausa para registrar suas impressões e ressaltar a diversidade do carnaval de São Luís.
“Aqui é muito divertido. Tem música para todos os gostos”, disse Marlen. “Estamos tranquilos e seguros”, comentou Ole, pulando ao som do batuque do grupo Vinagreira, que passava a frente do Centro de criatividade Odylo Costa Filho, em direção ao palco Michol Carvalho, na Rua Portugal.
As goianas Carla e Paula, que vieram de Anápolis para passar o carnaval em São Luís, se disseram felizes com a farra na ilha. “Nunca tinha visto tanta pluralidade de ritmos como a que vi aqui”, disse Paula.
Para Carla, as reformas efetuadas no Centro Histórico deixaram o carnaval de São Luís muito mais convidativo. “Esse é meu primeiro carnaval aqui. A Praia Grande está muito mais limpa, bem melhor depois que essas intervenções foram realizadas”, concluiu. A folia foi organizada em circuitos espalhados pelo Centro Histórico, além da passarela do Samba e tendas de tambor de crioula, que levarão alegria para o povo até a próxima quarta-feira.
Foto 02 - Turistas declaram o carnaval do Maranhão como um dos mais multiculturais do Brasil - Centro HistóricoNa tarde de segunda-feira, o comerciante de 32 anos, Hugo Alencar, também estava curtindo seu primeiro carnaval em São Luís. Encantado com o que via, não perdeu tempo para fotografar a passagem do tradicional bloco Fênix, do Bairro de Fátima.
Já no carnaval do Laborarte, a servidora pública Lorena Vilar e o dentista Ricardo Carvalho, levaram o pequeno Joaquim Carvalho para seu primeiro carnaval da vida. “É bom ele conhecer a cultura do Maranhão, ajuda na formação dele”, disse Ricardo.
Carnaval de Todos

“É bom ele conhecer a cultura do Maranhão, ajuda na formação dele”, disse Ricardo.“É bom ele conhecer a cultura do Maranhão, ajuda na formação dele”, disse Ricardo.
O Governo do Estado e Prefeitura de São Luís se uniram para resgatar a originalidade do carnaval maranhense, levando para os quatro circuitos oficiais, no Centro da cidade, artistas da terra, blocos afros, alternativos, tradicionais e organizados, tribo de índios, tambor de crioula e escolas de samba. Este ano, nos cinco dias, a festa começa ainda de manhã. O resultado de todos esses elementos é a aprovação dos foliões.
Com bastante segurança e grande organização, o Carnaval de São Luís está atraindo brincantes de todas as idades. Famílias inteiras se reúnem para curtir a festa.
Os dois palcos situados no circuito ‘Dona Teté’: o Palco Infantil ‘Wagner Alhadef’ e o Palco Adulto ‘Nelson Brito’ prestam homenagens a nomes que fazem parte da história do Laboratório de Expressões Artísticas do Maranhão (Laborate) e também deixaram um legado importante para o carnaval maranhense. Foto: Divulgação / SECOM
Os dois palcos situados no circuito ‘Dona Teté’: o Palco Infantil ‘Wagner Alhadef’ e o Palco Adulto ‘Nelson Brito’ prestam homenagens a nomes que fazem parte da história do Laboratório de Expressões Artísticas do Maranhão (Laborate) e também deixaram um legado importante para o carnaval maranhense. Foto: Divulgação / SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRIADA A LEI QUE INSTITUI A SEMANA DA BALAIADA NO ÂMBITO DO ESTADO DO MARANHÃO

 LEI Nº 12.227, DE 14 DE MARÇO DE 2024 ESTADO DO MARANHÃO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO INSTALADA EM 16 DE FEVEREIRO DE 1835 DI...