sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Semana da Balaiada 2016: sucesso na realização dos eventos

A Semana da Balaiada 2016 teve um toque a mais de inovação e participação da sociedade. 
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto
Entrada da AGRITEC Chapadinha

A Semana da Balaiada aconteceu no período de 7 a 13 de dezembro.
Neste ano as atividades começaram uma semana antes, quando a equipe da Balaiada montou um stand na AGRITEC (Feira de tecnologia da agricultura familiar), promovida pelo Governo do Estado do Maranhão. 


A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna
Equipe da URE Chapadinha visitando o stand da Balaiada,
na AGRITEC Chapadinha. 
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, chapéu e área internaLá, tivemos contato com pessoas de mais de 20 municípios maranhenses, para os quais pudemos explicar o projeto, distribuir material de divulgação e também trocar informações, contatos e articulações que possibilitarão o fortalecimento do Projeto Balaiada nesses lugares. 

Flávia Cantalamessa, em palestra
sobre Turismo e Produção, pelo SEBRAE,
na AGRITEC de Chapadinha. 
Tivemos a palestra proferida pela sra. Flávia Cantalamessa, promovida pelo SEBRAE de Chapadinha, coordenado pela gestora Larissa Leite. O tema foi o turismo e produção local. 
Olha o vaqueiro!
Jovens da COM-VIDA "Negro Cosme" (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, Negro Cosme), do CE Dr Otávio Vieira Passos, de Chapadinha, tiveram papel protagonista na atividade que já acontece há três anos. 
Além deles,  professores da referida escola, o sr. Márcio André, da Mídia Digital, e amigos da comunidade chapadinhense e do nordeste maranhense participaram das atividades. 
COM-VIDA "Negro Cosme" na
Balaiada
A cerimônia de abertura foi no dia 7 de dezembro, quarta feira à noite, no auditório do SEBRAE de Chapadinha. Na ocasião compusemos a mesa com autoridades como: professor James, da UFMA; professora Francinalda Araújo, da FAP; Márcio André, da Mídia Digital; o agente social e vereador Manin Lopes; sra Jacirema de Cássia, representando o SEBRAE; Diego e Ana Célia, adolescentes da COM-VIDA "Negro Cosme" e do movimento Balaiada Jovem; Ângela Monteiro, da URE Chapadinha; Ednalva Monteles, secretária de educação de Anapurus. 
Professor Jânio Rocha, sr. Medeiros e professora Euzenir Guerra
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Professora Jacira Freire e professor Jânio Rocha
No dia 8 de dezembro a única atividade prevista foi o acompanhamento dos festejos de N. Sra. da Conceição, padroeira dos balaios, nos diversos municípios da região, como em Nina Rodrigues, Chapadinha (no bairro terras duras), Mata Roma (povoado Bom Sucesso), Brejo, Araioses e Caxias. 
No dia 9 havia sido programadas atividades em escolas municipais de Chapadinha, mas não pode ser realizado tendo em vista o encerramento do ano letivo já ter ocorrido e/ou estar em curso. 
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, área internaNo Seminário da Balaiada, ocorrido no dia 10 de dezembro, sábado, no SEBRAE, tivemos a palestra da professora Jacira Freire, sobre a pesquisa de nossas origens afrodescendentes de Chapadinha, especialmente na Lagoa Amarela, antigo quilombo de Negro Cosme, e do sr. Medeiros e professora Euzenir Guerra, sua companheira, sobre a Semana Farroupilha, movimento co-irmão da Semana da Balaiada.  
A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
Jovens da COM-VIDA "Negro Cosme",
Balaiada Jovem,
animando a Semana. 
A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadasA Secretaria Municipal de Educação de Anapurus, coordenada pela professora Ednalva Monteles, sob a articulação da professora Charliane Abrunhosa (com seu esposo Gustavo), encaminharam para o Seminário da Balaiada uma equipe de alunos para uma apresentação especial do "Cordel da Balaiada", sob autoria do professor Jânio Rocha. 
Aliás, o mesmo cordel foi declamado muitas vezes durante a semana especialmente pelo autor e pelo aluno Ítalo Mateus, da escola já citada. 
Atividades também foram registradas em outros municípios, como Nina Rodrigues, Caxias, dentre outros. 

No dia 11 de dezembro, domingo, das 17 às 19:30 horas foi realizado o "Balaio Cultural", na praça Coronel Luís Vieira, no abrigo central. 


A imagem pode conter: 16 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
Equipe da Balaiada na praça Coronel Luís Vieira, no dia 11 de dezembro, no Balaio Cultural
Houve apresentação do Cordel da Balaiada, falas esclarecedoras sobre a Semana da Balaiada e, ainda, o filme publicado pelo Governo do Estado do Maranhão, "Balaiada, a Guerra do Maranhão". 

Ao final, no dia 13, um grupo de estudantes apresentou a peça teatral "A Balaiada em Chapadinha", coordenada pela aluna Vanessa Oliveira (Lina). 

Da esquerda para a direita: professoras Vasti e Natália. Sra. Larissa Leite, do SEBRAE. Prof. Jânio Rocha;
Edlaine, gestora adjunta do CE Dr. Otávio Vieira Passos e Dinalva, apoio administrativo da escola. 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
Público contemplando a apresentação teatral "A Balaiada em Chapadinha"

A imagem pode conter: 19 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRIADA A LEI QUE INSTITUI A SEMANA DA BALAIADA NO ÂMBITO DO ESTADO DO MARANHÃO

 LEI Nº 12.227, DE 14 DE MARÇO DE 2024 ESTADO DO MARANHÃO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO INSTALADA EM 16 DE FEVEREIRO DE 1835 DI...