terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Nágera Pontes fala de sua gestão na Cultura

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé e close-upUm resumo das açoes da sec. de cultura na Gestão de Ducilene Belezinha e da Sec. Nagera Pontes. Primeiro sobre a parte técnica burocratica ( foi criado o Sistema Municipal de Cultura, criado o Cadastro dos Artistas Locais, o Plano Decenal de Cultura está em fase de conclusão, Criado o Conselho Municipal de Cultura onde o presidente é o professor Jânio Rocha, foi oferecido capacitação para elaboração de projetos culturais através do Minc em parceria com a prefeitura.)
Alem das belas festas tradicionais como carnaval e são joão que tivemos as melhores em termos de organização (segurança, bandas, uma equipe de diversos departamentos e secretarias comprometida com suas funções).
Foi criado o projeto "natal em familia" onde foi realizado cantatas natalinas nas praças, foi criado o projeto " Balaio Cultural" onde aconteceu diversas apresentações culturais nos bairros e praças de Chapadinha. O projeto "Natal de Luz" decoração natalina de garrafa pet, O Projeto do "Bumba Boi da Chapada", O projeto Festival cultural Infantil" realizado na praça. Noite cultural na praça, Feira de artesanato presente em todos os eventos municipais,
Eventos em parceria com a Sec. de Cultura do Estado ( apresentação do teatro "Carroça é Nossa na praça da bandeira, o teatro "pão com ovo na praça do Povo, o Mais Cultura e Turismo que foram 3 dias de diversas manifestações culturais acontecendo nas escolas, maçonaria e na praça do povo.)
Além do apoio as demais festividades locais, apoio a blocos de rua, a grupos de danças, artistas locais, a banda marcial e fanfarra do Municipio e etc. Como também foi promovido diversas reuniões com os segmentos culturais em prol de trabalhar suas necessidades.
Não posso deixar de falar do concurso da "Beleza Negra" onde a sec. foi parceira da mentora do projeto sec. de Igualdade Racial.
Este é um breve resumo das mais diversas ações da secretária de Cultura na gestão de Ducilene Belezinha, portanto não foram poucas, lembrando q esta nunca recebeu recursos do Estado, tudo foi o compromisso da gestora com o setor.
Sinto-me com o dever cumprido, se não alcançamos maiores objetivos não foi por falta de vontade e compromisso, desejo sucesso aos próximos gestores e que possam alavancar cada vez mais nossa Cultura, pois é de extrema necessidade apoio a esta categoria, pois a cultura de Chapadinha ainda precisa ser descoberta no seu âmago, pois tem muito o que ser feito por ela.
Portanto deixo aqui meus agradecimentos a Ducilene Belezinha pela oportunidade a mim dada neste período de 2014 há 2016, aprendi muito, principalmente a distinguir o que é cultura de festa popular.
" Cultura não é so Carnaval e São João" . Essas são apenas festas populares que já fazem parte do calendário brasileiro. Cultura é nossa história, é a riqueza de um povo, é o patrimônio da humanidade, portanto deve ser preservada.

Nágera Pontes
Janeiro de 2017




Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRIADA A LEI QUE INSTITUI A SEMANA DA BALAIADA NO ÂMBITO DO ESTADO DO MARANHÃO

 LEI Nº 12.227, DE 14 DE MARÇO DE 2024 ESTADO DO MARANHÃO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO INSTALADA EM 16 DE FEVEREIRO DE 1835 DI...