quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Principais municípios turísticos do Maranhão: isto é o que consta na "Wikipédia"... rssssss

É de impressionar como um movimento da envergadura da Balaiada não ganha destaque, em sites abertos, nem mesmo em Caxias, onde encontra-se o "Memorial da Balaiada", bem como as cidades por onde percorreu o movimento. 
É imperativo que resgatemos essa história e a coloquemos para o Maranhão, Brasil e Mundo. 

Principais municípios turísticos
Alcântara-MA
https://blogalcantara.wordpress.com/2008/09/18/fotos-de-alcantara/

  • Alcântara
    . É uma cidade histórica. Tem como principal atração a festa do Divino Espírito Santo no mês de maio. A base de lançamento de foguetes está localizada nesse município. Possui muitos prédios em ruínas que foram tombados pelo Patrimônio Histórico Estadual.
  • Barreirinhas. É o município portal dos lençóis maranhenses. Possui um grande rio chamado Preguiças que é uma das atrações do município. Possui vários bares, restaurantes e hotéis de ótimas qualidades que recebem os milhares de turistas que vêm conhecer os lençóis.
  • O município de Pindaré Mirim é rico em cultura e conhecido como berço da cultura maranhense. Traz, no período junino, a festividade dos seus arraiais, com apresentações de várias atrações folclóricas. O principal foco dos pindareenses é o bumba meu boi: durante esse período, nos quatro cantos da cidade ouvem-se as batucadas dos tambores que aquecem-se até amanhecer o dia. Em Pindaré, existe um grupo folclórico que faz alusão a essa cultura oriunda do bumba meu boi. O Grupo Upaon-Açú é o principal grupo da região que exerce essa cultura no estado. São muito conhecidos pelo figurino apresentado durante suas danças, com roupas total e artesanalmente confeccionadas e cheias de riquezas nas suas combinações. O fundador do grupo, o Senhor Lobo da Cultura, como é conhecido, é um dos principais artesãos do grupo e cantor e compositor das toadas do bumba meu boi.
  • Carolina. Tem, como atrações, as cachoeiras e o Parque Nacional da Chapada das Mesas. Está na região das Águas Maranhenses. As principais cachoeiras turísticas são Pedra Caída e Itapecuruzinho. A cidade possui, também, importância histórica, pois suas ruas são todas calçadas de pedra-sabão, possuindo também um conjunto de casario colonial.
  • Caxias. É conhecida como a Princesa do Sertão Maranhense. No passado, concorria de perto com a capital São Luís em termos de economia. Atualmente, possui uma economia modesta. A principal atração turística é o balneário Veneza, que é um local de rio.
  • São José de Ribamar. É um município da Ilha de São Luís. É uma cidade balneária de águas salgadas. Possui, como atrações: a Procissão de São José no mês de setembro, o lava-pratos (o carnaval fora de época mais antigo do Brasil), que acontece no domingo seguinte do domingo de carnaval e o lava-boi que acontece no mês de julho. A cidade é conhecida pela culinária do peixe frito nos bares e restaurantes.
  • Raposa. É um município da Ilha de São Luís. Destaca-se por suas praias. Possui um comércio de rendas (toalhas,colchas,cobertores etc.) feitas por mulheres de ascendência cearense. Possui muitos bares que servem peixes. Ultimamente, o município tem se destacado nas pequenas dunas existentes, chamadas de fronhas maranhenses. Estas fronhas estão localizadas principalmente na Ilha de Carimã. A cidade oferece passeios de barcos, banhos em rios e passeio em trilhas.
  • Pinheiro. É conhecida como a Princesa da Baixada Maranhense por ser a mais bonita dessa região. Possui, como atrações turísticas, os campos onde ficam os búfalos. Esses campos são pântanos, por essa razão é também conhecida como a Cidade do Pantanal Maranhense.
  • Barreirinhas-MA
    http://anjosentreasnuvens.blogspot.com.br/2010/01/parque-nacional-dos-lencois-maranhenses.html
  • Barra do Corda. A cidade de Barra do Corda é também conhecida como a princesa do sertão, possui o melhore carnaval do Maranhão, eventos culturais, o encontro de dois rios: o rio corda e o rio mearim. O lazer no final de semana é bem atrativo existem varios bares e pousadas a beira rio.
  • Jenipapo dos Vieiras. A cidade é muito visitada por turistas de todo o Brasil, principalmente no final de semana, um dos principais pontos turísticos é o Balneário Joaquinzão as margens do grande Lago.
  • São Bento. É conhecida por seus campos (regiões alagadas onde podem ser observadas inúmeras espécies de aves), pelo seu artesanato (redes e confecções feitas a partir do babaçu), pelas manifestações culturais nos períodos juninos, além dos festejos religiosos que acontecem durante o ano.
  • São João dos Patos. Tem um dos melhores carnavais do estado. Cidade festeira, destacando eventos como Exposertão em maio, Festejos de São João e São Francisco e Patos Folia em julho (considerada a melhor micareta do interior).
  • cidade de Barra do Corda
    Barra do Corda-MA
    http://www.ferias.tur.br/cidade/2398/barra-do-corda-ma.html
  • Morros. É um município situado na região do Munim. Conhecido pelo rio Una e o bumba meu boi com sotaque de orquestra, recebe muitas visitas por causa de suas águas cristalinas e excelentes pousadas lá existentes. Também é chamada de Paraíso das Águas, Cidade da areia e Princesa do Munim. Possui um dos melhores carnavais e festas juninas da região, sendo muito frequentada por moradores de São Luis devido à proximidade com a ilha.
  • São Luís. É rica em manifestações culturais, como: o bumba meu boi,tambor de crioulacacuriá, dança portuguesa, quadrilhas juninas, reggae e outras. Possui o maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina. Possui uma vasta área de praias de água salgada. Possui uma culinária peculiar da cidade, como: o cuxá, o arroz de cuxá, o peixe frito e a famosa torta de camarão. A cidade possui uma vida noturna muito movimentada, possuindo muitos bares, restaurantes, clubes de festas, teatros, cinemas e muitos shows de artistas locais, nacionais e internacionais. A vida noturna ocorre todos os dias da semana. É uma cidade com muitas opções de lazer e divertimentos.


ACESSO: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maranh%C3%A3o 


quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Festival da Balaiada

Dentre os diversos itens que podem compor a Semana da Balaiada, pode-se elencar o Seminário, o Arraial, Desfile Temático, Festival de Culinária, plantação da árvore do ano, corrida rústica, passeio ciclístico, bem como o ralee da Balaiada. 
Porto Alegre Bistrô - Sheraton Hotel Porto Alegre - Sheraton Tchê - Cardápio Semana FarroupilhaTudo isso constitui-se ingredientes que podem compor a Semana. 
Contudo, um elemento importante deve ser descrito agora: 

O Festival da Balaiada

Foto: DivulgaçãoO Festival pode acontecer em praça pública, com palco central, barracas (stands) de exposições de arte, artesanatos, atividades de organizações sociais e do Poder Público, bem como a venda de produtos com finalidade cultural e social. 
Trata-se de um processo competitivo composto de modalidades artísticas diversas focadas na Balaiada, como: 
- apresentações teatrais; 
- paródias; 
- poesias, contos e narrativas; 
- repentes; 
- danças típicas (bumba-meu-boi, quadrilha, etc); 
- artesanato balaio. 
Alem dessas modalidades podem ser incluídas outras, de acordo com a deliberação da equipe de organização. Deverá haver comissões julgadoras, inscrição de equipes ou indivíduos e, também, premiações. 
ARTEIROSUm elemento importante é a mobilização social para o evento. Cada apresentação também será avaliada pela mobilização que fizer em meio à sociedade e que vai repercutir na presença de público no Festival. 
Essa forma de organização da atividade já é utilizada na Semana da Farroupilha, no Rio Grande do Sul. A especificidade da Balaiada vai ser a característica cultural nordestina e, de forma mais próxima, maranhense. 

Esse é o Festival da Balaiada.  


IMAGENS: 
http://inema.com.br/mat/idmat020585.htm 
http://porto-alegre.sortimentos.com/porto-alegre-bistro-sheraton-hotel-porto-alegre-sheraton-tche-cardapio-semana-farroupilha/ 
http://foz.portaldacidade.com/noticia/id/2075/festival-cultural-esta-reunindo-talentos-das-escolas-e-creches-municipais-na-musica-teatro-danca-e-poesia/ 
http://escolapadrejeronimo.blogspot.com.br/2012_06_01_archive.html 
http://movimentodeteatropopulardepernambuco.blogspot.com.br/ 
http://www.portoalegre.travel/site/conteudodetalhes.php?idConteudo=5178 
http://vamosfalar-jornalismocultural.blogspot.com.br/2013/04/teatro-rio-de-janeiro-festival-dois.html 
http://noticias.orm.com.br/noticia.asp?id=593295&#.VMg1VP54pcQ 

domingo, 25 de janeiro de 2015

Exemplo de turismo em Holambra-SP: conheça esse modelo


Holambra: um roteiro completo para você conhecer a Cidade das Flores

BXK13485_holambra-portal-de-entrada800
Holambra  - A Cidade das Flores
Estância Turística localizada a 140 km da capital de São Paulo, teve sua origem com o processo de imigração holandesa que ocorreu após a II Guerra Mundial. Com a Holanda devastada pós-guerra sentiu a necessidade da buscar uma nova vida e novas esperanças. Patrocinados pela Liga de Agricultores Católicos, negociou como Governo Brasileiro, que julho de 1948 realizava o sonho de uma nova vida no Brasil para os Holandeses. Chegam a Fazenda Ribeirão, local onde mais tarde seria criado o município. Com dificuldades os imigrantes cada vez mais unidos preservaram as suas convicções e tradições. O nome HOLAMBRA – nasceu da junção das palavras HOLanda,AMérica e BRAsil. Esta justa homenagem traduz o sentimento de gratidão dos holandeses prestam aos brasileiros.
Por Que Ir…
É famosa pelas flores. A região produz o equivalente a 40% da produção do país, em setembro a cidade sedia a concorrida Exploflora (Feira de Flores) onde se encontra diversas atrações como carros alegóricos, Chuva de Pétalas entre outras.
O Portal da cidade…
Portal da cidade Portal Amigo do Idoso 300x209 Holambra: um roteiro completo para você conhecer a Cidade das Flores | Portal Amigo do Idoso
A arquitetura típica holandesa…
Holambra Portal Amigo do Idoso Holambra: um roteiro completo para você conhecer a Cidade das Flores | Portal Amigo do Idoso
Expoflora 2012, o amor como tema…
Expoflora Portal Amigo do Idoso 300x227 Holambra: um roteiro completo para você conhecer a Cidade das Flores | Portal Amigo do Idoso
A tradicional Chuva de Pétalas da Expoflora, em Holambra
Chuva de Pedulas Portal Amigo do Idoso 300x159 Holambra: um roteiro completo para você conhecer a Cidade das Flores | Portal Amigo do Idoso
DICA:  
Durante a Expoflora que as fazendas de cultivo de tulipas, rosas e crisântemos permitem que os turistas cheguem mais perto das plantações, por isso recomendo o City Tour nesse período pois permitem que os visitantes cheguem mais perto das plantações,às estufas, roseirais e campos floridos que podem ser percorridos a pé, ao contrário do restante do ano, quando os passeios são feitos em vans e as paisagens são observadas somente pelas janelinhas do automóvel.
Como Chegar:
Carro
Saindo de São Paulo:
Pela Via Anhanguera:
  1.  Siga pela Rodovia Anhanguera até o Km 86 (indicado na placa como Saída 86).
  2.  Continue atento às placas que indicam Mogi Mirim.
  3.  Na Rodovia SP-340 (uma das melhores do estado de São Paulo, que liga Campinas a Mogi MIrim) haverá placas indicando Holambra.
Pela Rodovia dos Bandeirantes:
  1.  Siga pela Rodovia dos Bandeirantes até Campinas.
  2.  Ao chegar no entroncamento com a Rodovia Anhanguera (km 103) entre na Rodovia D. Pedro I e siga até o km 134 (Saída 134 na placa), onde você entrará na Rodovia SP-340, pegando o sentido Mogi Mirim.
  3.  Preste atenção ao chegar no Km 141: é a partir dele que começam as placas indicando quantos quilômetros faltam para chegar a Holambra.
Saindo do Rio de Janeiro:
  1.  É seguir pela Rodovia Presidente Dutra até a cidade de Jacareí e entrar na Rodovia D. Pedro I, com destino a Campinas.
  2.  Na Saída 134 (Km 134) da Rodovia D. Pedro I haverá placa indicando o acesso à Rodovia SP-340, sentido Mogi Mirim.
  3.  Entre nela e siga até o Km 141, aí é fácil chegar a Holambra.
Saindo de Minas Gerais:
  1.  Siga pela Rodovia Fernão Dias até acessar a Rodovia D. Pedro I.
  2.  Seu destino será Campinas, até o Km 134. Aí, você entrará no acesso à Rodovia SP-340, que liga Campinas a Mogi MIrim.
  3.  A partir desse ponto é só prestar atenção às placas que indicam Holambra.
  4.  O acesso principal para a Cidade das Flores fica no Km 141 da Rodovia SP-340, cujo nome oficial é Rodovia Dr. Adhemar de Barros.
Distâncias Aproximadas:
Artur Nogueira …………………………….… 15 km
Jaguariuna ……………………………………. 18 km
Campinas …………………………………….. 41 km
Serra Negra ………………………………….. 70 km
Jundiai ……..………………………………….. 82 km
Piracicaba …………………………………….. 85 km
São Paulo……………………………… 140 km
São José dos Campos ………………….. 185 km
Santos ……………………………………….. 222 km
Bauru ………………………………………… 260 km
São José do Rio Preto …………………… 343 km
Ônibus
Tem duas empresas que realizam a viagem para Holambra Viação Princesa D’ Oeste: (19) 3276-2100 ou Rodoviária de Campinas: (19) 3232-1355
Horários:
De segunda a sexta-feira.
(Campinas/ Holambra) - 05h50 – 06h50 – 07h30 – 08h20 – 09h10 – 10h00 – 11h00 – 12h00 – 14h40 – 16h00 – 16h30 – 17h10 – 18h10 – 19h30.
(Holambra/ Campinas) - 05h45 – 06h25 – 07h05 – 07h45 – 08h15 – 09h15 – 10h45 – 12h45 – 13h45 – 14h45 – 15h45 – 16h15 – 17h10 – 18h15.
Sábados
(Campinas/ Holambra) - 05h40 – 06h50 – 07h30 – 08h20 – 11h00 – 12h00 – 14h40 – 16h30 – 17h30 – 19h30.
(Holambra/Campinas) - 05h45 – 06h25 – 07h05 – 09h15 – 10h45 – 12h45 – 13h45 – 14h45 – 17h10 – 18h15.
Domingos e feriados
(Campinas/Holambra) - 05h40 – 07h30 – 09h20 – 11h00 – 14h20 – 16h50 – 19h30.
(Holambra/Campinas) - 06h25 – 07h45 – 09h45 – 12h45 – 15h45 – 17h10 – 18h15
Observações:
  •  Em Holambra os ônibus com destino a Campinas passam pela Alameda Maurício de Nassau e av. Rota dos Imigrantes (Ponto de Ônibus Central).
  •  Atenção: Os ônibus que partem de Campinas com destino a Holambra têm no seu letreiro superior o nome da cidade de Artur Nogueira e uma placa indicativa no vidro dianteiro com a inscrição Holambra. Eles não passam pela Rodoviária de Campinas e iniciam o itinerário no bairro Bonfim, na avenida Av. Gal. Euclides de Figueiredo (em frente ao Atacadão Tanaka).
Onde Ficar:
Hotel e Pousada Europa
Endereço: Rod SP 107  - Km 42
Nos Apartamentos: televisor e ventilador de teto e opcional, frigobar e hidromassagem e um chalé com dois ambientes.
Áreas & Serviços: jardim, piscina, playground, quadra de futebol, quadra de volei & restaurante.
VIilla de Holanda Parque
Endereço: Rod. SP-107 p/ Artur Nogueira, km 36,6, 4 km.
Tel.:(19) 3802-2139 – Site: www.villadeholandaparquehotel.com.br
Nos Apartamentos:  Todos têm cama-box e banheiros reformados e nas unidades Luxo têm cama king-size & TV de LCD.
Áreas & Serviços: Café da Manhã incluído, Playground, Piscina, sala de jogos, Estacionamento, Ar-condicionado & Internet wi‐fi grátis.
Villa de Holanda
Endereço: Rua Campo de Pouso, 678 (Centro) – Centro
                Tel.: (19) 3802-1852 – Site: www.villadeholanda.com.br
Nos Apartamentos: 17 unidades padronizadas, com ar condicionado, televisão, frigobar, cama box, internet wireless.
Áreas & Serviços: Café da Manhã incluído, Estacionamento, Ar-condicionado & Internet wi‐fi grátis.
Parque Hotel das Flores
Endereço: Rua das Dálias, 100 (Jd. Holanda)
               Tel.: (19) 3902-4006 – Site: www.phf.com.br
Nos Apartamentos: Camas box padrão, Ar-condicionado, Tv 20”, Frigobar, Varanda privativa com vista para o lago.
Áreas & Serviços: Café da Manhã incluído, Playground, Piscina, Estacionamento, Ar-condicionado & Internet wi‐fi grátis.
Holambra Garden Hotel
Av. Rota dos Imigrantes, 620 – Centro
Tel.: (19) 3802-2281 – Site: www.holambragardenhotel.com
Nos Apartamentos: Standard 14 unidades, Cama box (solteiro ou casal), Ar-condicionado e calefação, TV 21″ com tela plana, Frigobar, Internet wireless & Telefone.
Áreas & Serviços: Café da manhã incluso, Estacionamento, internet wireless, Lavanderia, Serviço de Quarto, Secador de cabelos, Tábua e ferro de passa, Berço & Jogos de tabuleiro.

Outras opções para se hospedar no link: http://www.prefeituraholambra.com.br/interna.php?id=22
Onde Comer:
Tratterie Holandesa - Rua Camelias 317 – Tel.: (19) 3802-3004
The Old Dutch - Estrada HBR 40 (fica a 1 km do centro) – Tel.: (19) 3802-1290
Vila de São Paulo (Variedades da Culinária) - Pça. dos Lírios, 60 (Jd. Holanda) Jd. Holanda – Tel.:(19) 3802-1801
Zoet en Zout (doceria Holandesa) - Rua dos Giraçois Viela lantema n. 90 (lago vitoria régia) – Tel.: 19 – 3802-1293
Restaurante Casa Bela - Rua Dória Vasconcelos – Tel.: (19) 3802-8040
Casa Bela Café Bar e Restaurante - R. Dória Vasconcelos, 81 – Tel.: (19) 3802-1804
Lago do Holandes (Peixe & Grill) - Avenida das Tulipas – Tel.: (19) 3902-4248
The Old Dutch - Estrada HBR 40 (fica a 1 km do centro) – Tel.: (19) 3802-1290
Restaurante Garden - Rodovia SP 107 (Na entrada da cidade) – Tel.: (19) 3802-1984
Restaurante Warong - Rua Campo de Pouso – Tel.: (19) 3802-1495
Dr. Pizza (Pizzas, porções, lanches e drinks) - Rua. Próteas, 42, Morada das Flores - Tel.: (19) 3802 4248
Café Bar e Restaurante Clube Holambra (Self-service e à la carte – pratos nacionais e holandeses) - Al. Maurício de Nassau, 894, Centro – Tel.: (19) 3802 1691
Restaurante Madurodam (Self-service e à la carte – comida caseira, porções, lanches e pizzas) - Praça dos Pioneiros – Rua Ciclamens, 56, Centro – Tel.: (19) 3802 2382 / 3802 4292
Confeitaria Martin Holandesa (Doces autenticamente holandeses) - Rua Dória Vasconcelos, 15, Centro – Tel.: (19) 3802 1295
Pioneiro Café e Padaria (Café, Padaria, Doces, Salgados e almoço executivo)  - Rua Rota dos Imigrantes, 167, Centro – Tel.: (19) 3802 1112
Pizzaria e Lanchonete da Telma – Corujô (Pizzas, lanches, panquecas, porções e “poffertjes”) - Rua das Primaveras, Viela da Servidão, 100, Centro – Tel.: (19) 3802 1641
Sabor e Arte (Sorveteria, Confeitaria, Lanchonete e Panificadora) - Av. Rota dos Imigrantes, 470, loja 111 – Tel.: (19) 3802-2122
DICA:  
A gastronomia é atualmente uma atração à parte para quem visita a estância turística.
Eisbein (joelho de porco cozido) prato típico holandês servido no restaurante The Old Dutch
Joelho de Porco Portal Amigo do Idoso 300x225 Holambra: um roteiro completo para você conhecer a Cidade das Flores | Portal Amigo do Idoso
Pontos Turísticos:
City Tour Campos de Flores & Holambra
Além de ver campos, estufas e viveiros, você conversa com produtores e aprende a cuidar de várias plantas. O pacote pode incluir city Tour pela cidade de Holambra e visitas ao Sítio Estrela do Leste e ao Rancho da Cachaça.
Empresa de City Tours
Gardencenter - Tel.: (19) 3802-1350
Theos - Tel.: (19) 9168-2199
Holam Tour - Tel.:(19) 3802-9636
Quem é que nunca desejou estar em um campo florido, multicolorido, respirando ar puro e sentindo apenas o cheiro da natureza?
Moinho
Campo Florida Portal Amigo do Idoso Holambra: um roteiro completo para você conhecer a Cidade das Flores | Portal Amigo do IdosoA cidade é enfeitada com vários moinhos, que é uma das tradições holandesas, mas tem um que é considerado o maior da America Latina, ele fica em uma das entradas da cidade, dentro dele tem o centro de informações turísticas, e é possível subir até o topo por escadas internas. Do lado de fora tem uma loja de artesanato. É um dos pontos turísticos mais visitados na cidade.
Al. Maurício de Nassau
O moinho Povos Unidos com 38 metros de altura e 10 andares…

Moinho Portal Amigo do Idoso 300x225 Holambra: um roteiro completo para você conhecer a Cidade das Flores | Portal Amigo do IdosoDois lagos embelezam ainda mais a cidade, um é o Lago Vitoria Régia, o outro é o lago do Holandês. Ambos os lagos são próximos do centro e das atrações turísticas da cidade.
Lago Vitoria Régia com lindo espelho d´água, convida para uma descontraída caminhada em família e apreciar a natureza.

Espelho da Agua Portal Amigo do Idoso Holambra: um roteiro completo para você conhecer a Cidade das Flores | Portal Amigo do IdosoSitio Estrela do Leste (Criação de Jacarés) - Mata Atlântica e é credenciado pelo Ibama, tem loja com produtos artesanais e carne congelada de jacaré. - Rodovia SP 107 (Artur Nogueira) – Tel.: (19) 3802-1154 (visitas com agendamento)
Rancho da Cachaça (Alambique) - Estrada Vicinal HBR 10 - Tel.: (19) 38024658
Osvaldo Sia (Pesqueiro) - Rodovia SP 107 (Holambra- Artur Nogueira) – Tel.: (19) 3977-5112
O Sitio Estrela do Leste possui uma grande biodiversidade de animais silvestres como o jacaré-de-papo-amarelo

Sitio Estrela do Leste Portal Amigo do Idoso Holambra: um roteiro completo para você conhecer a Cidade das Flores | Portal Amigo do IdosoPasseios a Cavalo que percorre uma fazenda de laranjas e dura 30 min ou uma hora. Há passeio de trolley (até 5 pessoas). Fica Estrada Municipal HBR-040. (Distância do centro de Holambra, 4 km)
Estrada do Fundão – Tel.: (19) 3802-1433 - Agendar de segunda a sexta - Horário de funcionamento: 9h às 16h30min.
                         Propriedade de Turismo Rural com inúmeros atrativos eqüestres e área de lazer com playground.

Propriedade de Turismo Rural Portal Amigo do Idoso Holambra: um roteiro completo para você conhecer a Cidade das Flores | Portal Amigo do IdosoO salão da casa de Kátia e José Roberto Marchesini lembra um rancho, com fogão a lenha e uma mesa de madeira. Ali os visitantes provam as cachaças da casa – os mais curiosos podem ver todo o processo de fabricação, da bebida.
BR-110, km 15 – Tel.: (19) 3802-4658 – Horário de funcionamento: 8h/ às 18h
Destaque para visita ao processo de produção artesanal da cachaça, desde o plantio da cana de açúcar à fabricação e envelhecimento do produto.
produção artesanal da cachaça Portal Amigo do Idoso 300x225 Holambra: um roteiro completo para você conhecer a Cidade das Flores | Portal Amigo do Idoso

Réplicas de casas típicas dos colonos, fotos, filmes e equipamentos agrícolas registram a história de Holambra e da imigração holandesa no Brasil – com sorte, você será guiado por um dos primeiros holandeses que chegaram à cidade.
Al. Maurício de Nassau, 894 (Centro) – Tel.: (19) 3802-2053 - Horário de funcionamento: Terça a Sexta das 11 às 16h e Sábados e Domingos das 10h30min ás 16h30min.
O Museu Histórico e Cultural permite uma viagem no tempo, lugar perfeito para quem deseja conhecer a história holandesa na região e os hábitos trazidos da Europa
Museu Histórico e Cultural Portal Amigo do Idoso 300x208 Holambra: um roteiro completo para você conhecer a Cidade das Flores | Portal Amigo do Idoso
Schornstein Krug (Choperia Artesanal)
Filial de uma cervejaria catarinense, produz seis tipos de cerveja artesanal: pilsen natural, pilsen cristal, weiss, pale ale, bock e imperial stout. Um tour pela fábrica mostra os métodos de produção das cervejas e termina com degustação no terraço do bar.
Rua Alameda Portal – Tel.: (19) 3802-1391 ou 3802-1495
O Schornstein Krug, ou bar da Schornstein, traduzindo do holandês, possui o mesmo padrão do Schornstein Kneipe, bar da matriz de Pomerode (SC)
Schornstein Krug ou bar da Schornstein Portal Amigo do Idoso 300x300 Holambra: um roteiro completo para você conhecer a Cidade das Flores | Portal Amigo do Idoso
Informações 
  • DDD da cidade é 19
  • Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) - Tel.: (19) 3902-4013 - Grande Portal Turístico (SP-107)
  • Não esquecer, roupas confortáveis e Protetor solar. O clima em Holambra geralmente é mais quente do que São Paulo por exemplo.
  • Taxistas (Holambra) - Tels.: (19) 9602-2949, 9112-3260, 9764-4542 ou 9172-1665 - Ponto Central na Rua Jorge Latour (em frente à Escola Ibrantina Cardona)
  • Polícia Militar/Holambra (PM) – Tel.: (19) 3802-1103 - Rua: Campo de Pouso, 595 – Bairro: Centro
  • Polícia Militar/Emergência: 190
  • Polícia Civil (Delegacia) – Tel.: (19) 3802-1677 – Rua: Jorge Latour, 39 – Bairro Centro.
  • Policlínica Municipal – Tel.: (19)3802-1555/ 1372 - Al. Maurício de Nassau, 337 – Bairro: Centro
  • Policlínica Municipal – Emergência: 192
  • Farmácias:
FarmaHolambra – Tel.: (19) 3802-1535  - Rua: Campo de Pouso, 678 – Bairro: Centro.
Drogaria Central – Tel.: (19) 3802-4011 - Rua: Rota dos Imigrantes, 470, LJ 104 B – Bairro: Centro.
Drogaria Santa Helena – Tel.: 3802-1849 - Rua Rota dos Imigrantes, 42
Drogaria Santa Rita – Tel.: 3802-4270 - Rua: das Dálias, 689 – Bairro: Jd. das Tulipas.
  •  Postos de Combustíveis e serviços mecânicos:
Auto Elétrica Nissei – Tel.: (19) 3802-1429
Auto Mecânica Graat – Tel.: (19) 3802-2161
Auto Posto Holanda – Tel.: (19) 3802-2373
Auto Posto Pioneiro – Tel: (19) 3802-1101
Auto Posto Schut – Tel.:(19) 3802-1112
  • Agências Bancárias:
Banco Itaú – Tel.: 3802-1595 - Rua: Rota dos Imigrantes, 653 – Bairro: Centro
Banco do Brasil – Tel.: 3802-1389/ 1281 - Rua: Rota dos Imigrantes, 498 – Bairro: Centro
Banco Bradesco -Tel.: 3802-2177 ou 3802-2295 - Rua Rota dos Imigrantes, 592 – Bairro: Centro
Importante: Portal do Amigo do Idoso não se responsabiliza por quaisquer serviços prestados pelas sugestões e dicas apresentados neste artigo.
Por: Fabio Louven – Rio de Janeiro -Turismólogo 
e-mail: fabiolouven@hotmail.com

Se você gostou, curte, compartilhe…ajude-nos a divulgar este projeto.


ACESSO: http://portalamigodoidoso.com.br/turismo-na-terceira-idade-portal-amigo-do-idoso/


EXEMPLO DE FOLDER DE DIVULGAÇÃO
Seu conteúdo pode servir de modelo para material de divulgação do Projeto Balaiada
https://roteirosjali.files.wordpress.com/2013/08/mapa-de-holambra2.png
https://roteirosjali.files.wordpress.com/2013/08/mapa-de-holambra2.png

Aventura e ecoturismo marcaram 2º Salão de Turismo da Rota das Emoções em Barreirinhas

2º Salão de Turismo da Rota das Emoções, que acontece em Barreirinhas, quer mostrar as belezas desse pedaço do Nordeste do Brasil que conquistou o mundo
Parque dos Lençois que integra a Rota das Emoções oferece belezas naturais quem visita região
Parque dos Lençóis Maranhenses
Três santuários ecológicos do Nordeste brasileiro, cenários de impressionante beleza, são responsáveis por colocar na agenda e bagagem dos turistas nacionais e estrangeiros uma rota que é o novo endereço do turismo de aventura, ecoturismo e esportes náuticos e radicais: a Rota das Emoções.
O nome não é por acaso: esse pequeno pedaço do Brasil que abrange a costa litorânea dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, guarda ainda bem preservados o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), o Delta do Parnaíba (na fronteira MA/PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE). Uma região de muitas emoções. E encantadora, em qualquer época do ano. Faça sol ou chuva, alta e baixa estação do turismo, dia e noite.

Nesse roteiro turístico integrado do nosso País estão tesouros naturais valiosos e prazerosos, como as dunas gigantescas, várias lagoas enormes com águas em tons azulados e esverdeados, grande rios serpenteando os municípios, riachos de águas transparente formando pequenos balneários, praias oceânicas a perder de vista...

Além dos manguezais, florestas de coqueiros e de palmeiras nativas da região – e de onde a população dos municípios produzem as belas peças artesanais – como buriti, carnaúba, juçara e tucum.

Aventuras
A Rota das Emoções é uma região que proporciona aventuras em suas inúmeras trilhas localizadas entre dunas e campos e por dentro de riachos, apropriadas para rallys em diversas categorias (veículos 4x4, quadriciclos moto, bikes, UVTs).

E que, pelos ventos fortes e mar a céu aberto, passou a ser também, nos últimos anos, o endereço certo de grandes eventos de esportes náuticos – como surf, windsurf, kitesurf, dentre outros; local para shows de paraquedismo (como o que aconteceu este mês de agosto, em Barreirinhas), e ainda da aviação de ultra-leves (que já programa encontro para o mês de outubro, na mesma cidade).

Fortalecimento
A Rota das Emoções, enquanto roteiro turístico integrado, passou a ganhar visibilidade na programação das operadoras de turismo e agências de viagens em todo o mundo, e também na mídia nacional, com a implementação pelo Sebrae e Ministério do Turismo do Projeto da Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização/1ª edição, por volta de 2005.

Desde então, a região – principalmente as comunidades e dos 14 municípios que integram a Rota - vem sendo trabalhada; os produtos melhorados; as atividades ampliadas; e o pessoal do trade turístico capacitados/qualificados. Uma ação contínua e conjunta, que vem envolvendo as lideranças, poder público, autoridades, empreendedores e entidades dos três estados.

Segundo o diretor o diretor-técnico do Sebrae-Maranhão, José Moraes, nesses anos o órgãos vem, juntamente com os governos dos três estados e algumas prefeituras dos municípios que integram a Rota, desenvolvendo trabalhos – oficinas, debates, palestras – no sentido de valorizar a cultura local, e mostrar o potencial turístico da região, como uma forma de desenvolvimento das comunidades e sustento nos mais diversos ramos do turismo, sempre com um olhar na sustentabilidade e competitividade do produto no mercado nacional e internacional.

Uma das formas que o Sebrae encontrou para dar maior visibilidade aos produtos únicos desse roteiro turístico integrado e o consolidar como um destino sustentável de referência no Brasil e no exterior foi a realização de um Salão do Turismo. A primeira edição aconteceu ano passado, em Parnaíba (PI).

Produtos
O 2º Salão do Turismo da Rota das Emoções acontece esta semana, na Praça do Trabalhador e Av. Beira-Rio (banhada pelo Rio Preguiças) na cidade de Barreirinhas (MA), a 260 km de São Luís (MA).

“É a grande confraternização do trade turístico desta região do Brasil e a oportunidade que temos de fazermos uma troca de experiências, vivências, iniciativas, programas e dos produtos de cada um dos municípios que compõe a Rota das Emoções, e ao mesmo tempo mostramos isso para o Brasil, para todo mundos”, acentua o prefeito Léo Costa.

Além da exposição dos produtos e artesanato de cada município, o Salão de Turismo vai contar com espaços para oficinas, palestras, gastronomia, shows artísticos e culturais.

Integram a Rota das Emoções 14 municípios: Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Santo Amaro do Maranhão e Tutóia (no Maranhão); Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia (no Piauí); Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara (no Ceará).

Os “Destinos Complementares” da Rota são: Água Doce do Maranhão, Alcântara, Raposa, São José de Ribamar, Araioses, Humberto de Campos e Primeira Cruz no Maranhão); Pedro II, Piracuruca e Piripiri (Piauí); Costa dos Ventos - Caucaia, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante e Trairí (no Ceará).

ACESSO: O IMPARCIAL


sábado, 24 de janeiro de 2015

Os três níveis do turismo nos municípios da Balaiada

Tem sido muito questionado ao ser apresentado o Projeto Balaiada nos municípios a seguinte situação: "mas o que nosso município tem de Balaiada?" 

Para melhor contextualizar a inclusão dos municípios no nordeste maranhense no Circuito da Balaiada, faz-se necessário compreender o que acontecia no Maranhão na época do movimento. 

Os limites geográficos da Balaiada vão desde Arari, no centro do Estado, até Parnaíba, no Piauí. E desde Icatu até São João dos Patos. Em outras palavras, abrangeu todo o Leste Maranhense. 

Contudo, foi no roteiro entre Nina Rodrigues e Caxias, e entre Itapecuru e Brejo que o movimento alcançou seu ápice. 

Em alguns municípios ainda é possível identificar a presença do movimento, como vestígios da guerra, fatos marcantes em determinadas localidades e, ainda, construções humanas direta ou indiretamente ligadas aos balaios. 
Em outros municípios, por sua vez, só é possível relacionar a presença dos balaios apenas por sua localização geográfica associável à passagem dos balaios, mas sem identificação objetiva de sua presença. 

Nesse sentido, elaboramos uma apresentação visual dos níveis de atividades que podem ser elencadas no potencial turístico da região e de cada município. 

Vale ressaltar que o quadro acima elencou alguns municípios maranhenses, mas não necessariamente que os mesmos tenham aderido ao projeto. Trata-se, na verdade, uma exemplificação, tendo em vista, inclusive, que outros municípios podem ser elencados após uma pesquisa mais aprofundada do tema na região. 

Quando nos referimos a TURISMO ECOLÓGICO/CULTURAL, referimo-nos a atrativos ligados à natureza, seja para visitação, seja para o aproveitamento das belezas e recursos naturais, como banhos, passeios ecológicos e paisagens belas. 
Ao nos referirmos a TURISMO HISTÓRICO queremos dizer lugares com vestígios da presença dos balaios, seja físicos, seja humanos, com relatos vivos de moradores, por exemplo. 
Finalmente, o TURISMO DE EVENTOS, refere-se às apresentações culturais, seja de artistas locais, seja de alunos (lembrando as apresentações produzidas no 4º bimestre letivo de cada município). Tais apresentações podem ocorrer nos ambientes escolares e, também, em hotéis, restaurantes, locais públicos e, ainda, em praça pública, no chamado "Arraial da Balaiada", onde ocorre o Festival da Balaiada. 
Os municípios não precisam concorrer entre si. Nem tentar abarcar as três potencialidades do turismo para a Balaiada. Deve, sim, explorar com profundidade a(s) modalidade(s) que identificar em seu quadro de qualificação e, a partir daí, disseminar conjuntamente com o Projeto. 

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Proposta de pacote turístico para a II Semana da Balaiada

Baseando-se em uma divulgação da CVC, empresa de viagens, confira uma proposta para Nova Jerusalém, em Pernambuco e, logo em seguida, uma proposta para Barreirinhas. A seguir uma proposta para Barreirinhas incluindo o Circuito da Balaiada.


Paixão de Cristo em nova Jerusalém com CVC


Paixão de Cristo em nova Jerusalém com CVCEntre os dias 22 e 30 de março será realizada mais uma temporada da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, conhecida como uma das maiores atrações turísticas brasileiras, por ser um mega espetáculo teatral, que acontecerá pelo 46º ano no agreste pernambucano, na cidade de Brejo da Madre de Deus, a 202 km de Recife. Esta superprodução impressiona em todos os sentidos. Encenada em nove palcos-plateia, a peça conta a história de Jesus desde o sermão da montanha até a sua crucificação, ressurreição e ascensão ao céu. Recheada de efeitos especiais, a peça é encenada por um time de atores globais entre 500 atores e figurantes, em 2 horas e meia de apresentação. Para esta edição, estão confirmadas as participações dos atores José Barbosa, interpretando Jesus Cristo, Carlos Casagrande no papel de Pilatos, Carol Castro que será Maria Madalena, além de Marcos Pasquim e Luciana Lyra, sendo, respectivamente, Herodes e Maria. Os turistas que quiserem acompanhar de perto este espetáculo único encontrarão pacotes de viagens da CVC rumo ao Distrito de Fazenda Nova, no município de Brejo da Madre de Deus, com saídas aos finais de semana de Recife e Porto de Galinhas. A aquisição do passeio é opcional, e pode ser realizada em qualquer agência CVC ou agente de viagem parceiro. O passeio inclui ingresso para a peça, transporte de ida e volta em ônibus especial para turismo, guia turístico acompanhante, e custa a partir de R$ 128 por pessoa. Moradores da região de Recife e cidades vizinhas, também poderão adquirir o passeio com a CVC da região.
 
Agëncias CVC
Valores
R$ 128 por pessoa, com ingresso, acompanhamento de guia e transporte ida e volta, com saídas confirmadas nos dias 22, 25, 26 e 27 de março.

Foto_ Divulgção - 2013
Postou Marcia Santos
ACESSO: http://www.brasiltravelnews.com.br/destinos-nacionais/pernambuco/paixao-de-cristo-em-nova-jerusalem-com-cvc/ 




PACOTE TURÍSTICO PARA BARREIRINHAS

http://www.decolar.com/pacotes/brb/pacotes-para-barreirinhas?gclid=CKHcxISxo8MCFfEF7AodcmoAmQ&mktdata=kw%3D%252Bbarreirinhas%2520%252Bpacote%26c%3D47843850123%26mt%3Db%26n%3Dg%26p%3D%26ap%3D1t1%26d%3Dc%26dm%3D%26gclid%3DCKHcxISxo8MCFfEF7AodcmoAmQ%26id%3D20150120201303194753843621389333%26trackeame_user_id%3DFA163E234F39142126842046481a8069a-47dc-4a11-b9cd-65f0bc36ac4f26092001&sem_clicks=1


Avaliando o custo do deslocamento entre Barreirinhas e Caxias, passando por Nina Rodrigues, Chapadinha, Anapurus, Brejo e chegando a Caxias, acrescenta-se em média R$ 500,00 (quinhentos reais), incluindo deslocamento, alimentação e estadias. 
Enfim, o pacote turístico para Barreirinhas incluindo o roteiro da Balaiada, levando para cima os custos máximos, ficaria na faixa de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos Reais). 
Essa então é a proposta para quem compraria um pacote turístico com o trajeto de São Luís a Barreirinhas incluindo o roteiro do Circuito da Balaiada. 

Toda essa análise ainda precisa de uma discussão junto às agências de turismo, hotéis, restaurantes e transporte. Mas a proposta serve de parâmetro para início do debate. 


CRIADA A LEI QUE INSTITUI A SEMANA DA BALAIADA NO ÂMBITO DO ESTADO DO MARANHÃO

 LEI Nº 12.227, DE 14 DE MARÇO DE 2024 ESTADO DO MARANHÃO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO INSTALADA EM 16 DE FEVEREIRO DE 1835 DI...