sábado, 24 de janeiro de 2015

Os três níveis do turismo nos municípios da Balaiada

Tem sido muito questionado ao ser apresentado o Projeto Balaiada nos municípios a seguinte situação: "mas o que nosso município tem de Balaiada?" 

Para melhor contextualizar a inclusão dos municípios no nordeste maranhense no Circuito da Balaiada, faz-se necessário compreender o que acontecia no Maranhão na época do movimento. 

Os limites geográficos da Balaiada vão desde Arari, no centro do Estado, até Parnaíba, no Piauí. E desde Icatu até São João dos Patos. Em outras palavras, abrangeu todo o Leste Maranhense. 

Contudo, foi no roteiro entre Nina Rodrigues e Caxias, e entre Itapecuru e Brejo que o movimento alcançou seu ápice. 

Em alguns municípios ainda é possível identificar a presença do movimento, como vestígios da guerra, fatos marcantes em determinadas localidades e, ainda, construções humanas direta ou indiretamente ligadas aos balaios. 
Em outros municípios, por sua vez, só é possível relacionar a presença dos balaios apenas por sua localização geográfica associável à passagem dos balaios, mas sem identificação objetiva de sua presença. 

Nesse sentido, elaboramos uma apresentação visual dos níveis de atividades que podem ser elencadas no potencial turístico da região e de cada município. 

Vale ressaltar que o quadro acima elencou alguns municípios maranhenses, mas não necessariamente que os mesmos tenham aderido ao projeto. Trata-se, na verdade, uma exemplificação, tendo em vista, inclusive, que outros municípios podem ser elencados após uma pesquisa mais aprofundada do tema na região. 

Quando nos referimos a TURISMO ECOLÓGICO/CULTURAL, referimo-nos a atrativos ligados à natureza, seja para visitação, seja para o aproveitamento das belezas e recursos naturais, como banhos, passeios ecológicos e paisagens belas. 
Ao nos referirmos a TURISMO HISTÓRICO queremos dizer lugares com vestígios da presença dos balaios, seja físicos, seja humanos, com relatos vivos de moradores, por exemplo. 
Finalmente, o TURISMO DE EVENTOS, refere-se às apresentações culturais, seja de artistas locais, seja de alunos (lembrando as apresentações produzidas no 4º bimestre letivo de cada município). Tais apresentações podem ocorrer nos ambientes escolares e, também, em hotéis, restaurantes, locais públicos e, ainda, em praça pública, no chamado "Arraial da Balaiada", onde ocorre o Festival da Balaiada. 
Os municípios não precisam concorrer entre si. Nem tentar abarcar as três potencialidades do turismo para a Balaiada. Deve, sim, explorar com profundidade a(s) modalidade(s) que identificar em seu quadro de qualificação e, a partir daí, disseminar conjuntamente com o Projeto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRIADA A LEI QUE INSTITUI A SEMANA DA BALAIADA NO ÂMBITO DO ESTADO DO MARANHÃO

 LEI Nº 12.227, DE 14 DE MARÇO DE 2024 ESTADO DO MARANHÃO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO INSTALADA EM 16 DE FEVEREIRO DE 1835 DI...