2º Salão de Turismo da Rota das Emoções, que acontece em Barreirinhas, quer mostrar as belezas desse pedaço do Nordeste do Brasil que conquistou o mundo
Parque dos Lençóis Maranhenses |
Três santuários ecológicos do Nordeste brasileiro, cenários de impressionante beleza, são responsáveis por colocar na agenda e bagagem dos turistas nacionais e estrangeiros uma rota que é o novo endereço do turismo de aventura, ecoturismo e esportes náuticos e radicais: a Rota das Emoções.
O nome não é por acaso: esse pequeno pedaço do Brasil que abrange a costa litorânea dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, guarda ainda bem preservados o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), o Delta do Parnaíba (na fronteira MA/PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE). Uma região de muitas emoções. E encantadora, em qualquer época do ano. Faça sol ou chuva, alta e baixa estação do turismo, dia e noite.
Nesse roteiro turístico integrado do nosso País estão tesouros naturais valiosos e prazerosos, como as dunas gigantescas, várias lagoas enormes com águas em tons azulados e esverdeados, grande rios serpenteando os municípios, riachos de águas transparente formando pequenos balneários, praias oceânicas a perder de vista...
Além dos manguezais, florestas de coqueiros e de palmeiras nativas da região – e de onde a população dos municípios produzem as belas peças artesanais – como buriti, carnaúba, juçara e tucum.
Aventuras
A Rota das Emoções é uma região que proporciona aventuras em suas inúmeras trilhas localizadas entre dunas e campos e por dentro de riachos, apropriadas para rallys em diversas categorias (veículos 4x4, quadriciclos moto, bikes, UVTs).
E que, pelos ventos fortes e mar a céu aberto, passou a ser também, nos últimos anos, o endereço certo de grandes eventos de esportes náuticos – como surf, windsurf, kitesurf, dentre outros; local para shows de paraquedismo (como o que aconteceu este mês de agosto, em Barreirinhas), e ainda da aviação de ultra-leves (que já programa encontro para o mês de outubro, na mesma cidade).
Fortalecimento
A Rota das Emoções, enquanto roteiro turístico integrado, passou a ganhar visibilidade na programação das operadoras de turismo e agências de viagens em todo o mundo, e também na mídia nacional, com a implementação pelo Sebrae e Ministério do Turismo do Projeto da Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização/1ª edição, por volta de 2005.
Desde então, a região – principalmente as comunidades e dos 14 municípios que integram a Rota - vem sendo trabalhada; os produtos melhorados; as atividades ampliadas; e o pessoal do trade turístico capacitados/qualificados. Uma ação contínua e conjunta, que vem envolvendo as lideranças, poder público, autoridades, empreendedores e entidades dos três estados.
Segundo o diretor o diretor-técnico do Sebrae-Maranhão, José Moraes, nesses anos o órgãos vem, juntamente com os governos dos três estados e algumas prefeituras dos municípios que integram a Rota, desenvolvendo trabalhos – oficinas, debates, palestras – no sentido de valorizar a cultura local, e mostrar o potencial turístico da região, como uma forma de desenvolvimento das comunidades e sustento nos mais diversos ramos do turismo, sempre com um olhar na sustentabilidade e competitividade do produto no mercado nacional e internacional.
Uma das formas que o Sebrae encontrou para dar maior visibilidade aos produtos únicos desse roteiro turístico integrado e o consolidar como um destino sustentável de referência no Brasil e no exterior foi a realização de um Salão do Turismo. A primeira edição aconteceu ano passado, em Parnaíba (PI).
Produtos
O 2º Salão do Turismo da Rota das Emoções acontece esta semana, na Praça do Trabalhador e Av. Beira-Rio (banhada pelo Rio Preguiças) na cidade de Barreirinhas (MA), a 260 km de São Luís (MA).
“É a grande confraternização do trade turístico desta região do Brasil e a oportunidade que temos de fazermos uma troca de experiências, vivências, iniciativas, programas e dos produtos de cada um dos municípios que compõe a Rota das Emoções, e ao mesmo tempo mostramos isso para o Brasil, para todo mundos”, acentua o prefeito Léo Costa.
Além da exposição dos produtos e artesanato de cada município, o Salão de Turismo vai contar com espaços para oficinas, palestras, gastronomia, shows artísticos e culturais.
Integram a Rota das Emoções 14 municípios: Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Santo Amaro do Maranhão e Tutóia (no Maranhão); Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia (no Piauí); Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara (no Ceará).
Os “Destinos Complementares” da Rota são: Água Doce do Maranhão, Alcântara, Raposa, São José de Ribamar, Araioses, Humberto de Campos e Primeira Cruz no Maranhão); Pedro II, Piracuruca e Piripiri (Piauí); Costa dos Ventos - Caucaia, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante e Trairí (no Ceará).
ACESSO: O IMPARCIAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário