quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Principais municípios turísticos do Maranhão: isto é o que consta na "Wikipédia"... rssssss

É de impressionar como um movimento da envergadura da Balaiada não ganha destaque, em sites abertos, nem mesmo em Caxias, onde encontra-se o "Memorial da Balaiada", bem como as cidades por onde percorreu o movimento. 
É imperativo que resgatemos essa história e a coloquemos para o Maranhão, Brasil e Mundo. 

Principais municípios turísticos
Alcântara-MA
https://blogalcantara.wordpress.com/2008/09/18/fotos-de-alcantara/

  • Alcântara
    . É uma cidade histórica. Tem como principal atração a festa do Divino Espírito Santo no mês de maio. A base de lançamento de foguetes está localizada nesse município. Possui muitos prédios em ruínas que foram tombados pelo Patrimônio Histórico Estadual.
  • Barreirinhas. É o município portal dos lençóis maranhenses. Possui um grande rio chamado Preguiças que é uma das atrações do município. Possui vários bares, restaurantes e hotéis de ótimas qualidades que recebem os milhares de turistas que vêm conhecer os lençóis.
  • O município de Pindaré Mirim é rico em cultura e conhecido como berço da cultura maranhense. Traz, no período junino, a festividade dos seus arraiais, com apresentações de várias atrações folclóricas. O principal foco dos pindareenses é o bumba meu boi: durante esse período, nos quatro cantos da cidade ouvem-se as batucadas dos tambores que aquecem-se até amanhecer o dia. Em Pindaré, existe um grupo folclórico que faz alusão a essa cultura oriunda do bumba meu boi. O Grupo Upaon-Açú é o principal grupo da região que exerce essa cultura no estado. São muito conhecidos pelo figurino apresentado durante suas danças, com roupas total e artesanalmente confeccionadas e cheias de riquezas nas suas combinações. O fundador do grupo, o Senhor Lobo da Cultura, como é conhecido, é um dos principais artesãos do grupo e cantor e compositor das toadas do bumba meu boi.
  • Carolina. Tem, como atrações, as cachoeiras e o Parque Nacional da Chapada das Mesas. Está na região das Águas Maranhenses. As principais cachoeiras turísticas são Pedra Caída e Itapecuruzinho. A cidade possui, também, importância histórica, pois suas ruas são todas calçadas de pedra-sabão, possuindo também um conjunto de casario colonial.
  • Caxias. É conhecida como a Princesa do Sertão Maranhense. No passado, concorria de perto com a capital São Luís em termos de economia. Atualmente, possui uma economia modesta. A principal atração turística é o balneário Veneza, que é um local de rio.
  • São José de Ribamar. É um município da Ilha de São Luís. É uma cidade balneária de águas salgadas. Possui, como atrações: a Procissão de São José no mês de setembro, o lava-pratos (o carnaval fora de época mais antigo do Brasil), que acontece no domingo seguinte do domingo de carnaval e o lava-boi que acontece no mês de julho. A cidade é conhecida pela culinária do peixe frito nos bares e restaurantes.
  • Raposa. É um município da Ilha de São Luís. Destaca-se por suas praias. Possui um comércio de rendas (toalhas,colchas,cobertores etc.) feitas por mulheres de ascendência cearense. Possui muitos bares que servem peixes. Ultimamente, o município tem se destacado nas pequenas dunas existentes, chamadas de fronhas maranhenses. Estas fronhas estão localizadas principalmente na Ilha de Carimã. A cidade oferece passeios de barcos, banhos em rios e passeio em trilhas.
  • Pinheiro. É conhecida como a Princesa da Baixada Maranhense por ser a mais bonita dessa região. Possui, como atrações turísticas, os campos onde ficam os búfalos. Esses campos são pântanos, por essa razão é também conhecida como a Cidade do Pantanal Maranhense.
  • Barreirinhas-MA
    http://anjosentreasnuvens.blogspot.com.br/2010/01/parque-nacional-dos-lencois-maranhenses.html
  • Barra do Corda. A cidade de Barra do Corda é também conhecida como a princesa do sertão, possui o melhore carnaval do Maranhão, eventos culturais, o encontro de dois rios: o rio corda e o rio mearim. O lazer no final de semana é bem atrativo existem varios bares e pousadas a beira rio.
  • Jenipapo dos Vieiras. A cidade é muito visitada por turistas de todo o Brasil, principalmente no final de semana, um dos principais pontos turísticos é o Balneário Joaquinzão as margens do grande Lago.
  • São Bento. É conhecida por seus campos (regiões alagadas onde podem ser observadas inúmeras espécies de aves), pelo seu artesanato (redes e confecções feitas a partir do babaçu), pelas manifestações culturais nos períodos juninos, além dos festejos religiosos que acontecem durante o ano.
  • São João dos Patos. Tem um dos melhores carnavais do estado. Cidade festeira, destacando eventos como Exposertão em maio, Festejos de São João e São Francisco e Patos Folia em julho (considerada a melhor micareta do interior).
  • cidade de Barra do Corda
    Barra do Corda-MA
    http://www.ferias.tur.br/cidade/2398/barra-do-corda-ma.html
  • Morros. É um município situado na região do Munim. Conhecido pelo rio Una e o bumba meu boi com sotaque de orquestra, recebe muitas visitas por causa de suas águas cristalinas e excelentes pousadas lá existentes. Também é chamada de Paraíso das Águas, Cidade da areia e Princesa do Munim. Possui um dos melhores carnavais e festas juninas da região, sendo muito frequentada por moradores de São Luis devido à proximidade com a ilha.
  • São Luís. É rica em manifestações culturais, como: o bumba meu boi,tambor de crioulacacuriá, dança portuguesa, quadrilhas juninas, reggae e outras. Possui o maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina. Possui uma vasta área de praias de água salgada. Possui uma culinária peculiar da cidade, como: o cuxá, o arroz de cuxá, o peixe frito e a famosa torta de camarão. A cidade possui uma vida noturna muito movimentada, possuindo muitos bares, restaurantes, clubes de festas, teatros, cinemas e muitos shows de artistas locais, nacionais e internacionais. A vida noturna ocorre todos os dias da semana. É uma cidade com muitas opções de lazer e divertimentos.


ACESSO: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maranh%C3%A3o 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRIADA A LEI QUE INSTITUI A SEMANA DA BALAIADA NO ÂMBITO DO ESTADO DO MARANHÃO

 LEI Nº 12.227, DE 14 DE MARÇO DE 2024 ESTADO DO MARANHÃO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO INSTALADA EM 16 DE FEVEREIRO DE 1835 DI...