sexta-feira, 6 de março de 2015

Rota das Emoções: um trajeto irmão da região da Balaiada

I SALÃO DE TURISMO DA ROTA DAS EMOÇÕES

Parnaíba (PI). O I Salão de Turismo da Rota das Emoções, cuja abertura aconteceu ontem no Porto das Barcas, em Parnaíba (PI), será fundamental para aumentar o fluxo turístico e, consequentemente, a geração de emprego e renda nos 14 municípios que integram a roteiro no Ceará, Piauí e Maranhão. Isso por conta da presença maciça de empresários de todo o Brasil no evento. Eles foram conhecer o projeto para fechar negócios e, assim, divulgar os destinos por meio da venda de pacotes.








Organizada pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Piauí (Sebrae-PI),com apoio do GOVERNO DO PIAUI e prefeituras do litoral,  a primeira edição do evento traz ao público uma programação intensa que inclui amplo espaço para a comercialização, direcionado a quem busca firmar parcerias. Ao todo, são 47 estandes envolvendo 86 empreendimentos. Fazem parte do grupo dos potenciais compradores 96 empresas, sendo 25 operadoras de turismo de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Tocantins, Rio Grande do Sul, Pará, Minas Gerais e Santa Catarina. Além de outras que atuam no Ceará, Piauí e Maranhão, mas que ainda não comercializam pacotes para o roteiro. Já no lado dos vendedores estão representantes de hotéis, restaurantes e demais segmentos turísticos.

Metas


Para o coordenador regional da Rota das Emoções e gerente da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae-PI, Gilson Vasconcelos, o contato com novas empresas nacionais a partir do evento é indispensável para que metas ligadas ao projeto sejam cumpridas até 2015. Dentre os desafios, por exemplo, está uma geração de renda estimada em R$ 114 milhões. Deste valor, R$ 35,9 milhões já foram arrecadados no ano passado, beneficiando toda a cadeia de turismo ligada direta ou indiretamente à rota.

A Rota das Emoções também pretende ampliar em 30% a oferta de produtos do roteiro até 2015. Há, ainda, a intenção de incrementar em 20% o número de operadores parceiros; elevar em 40% o total de empreendimentos atendidos; ampliar a formalização das micros e pequenas empresas em 25%; e aumentar em 20% ao ano o número de clientes ao ano.

Vida própria
À frente da Rota das Emoções desde 2005, o Sebrae deseja que o projeto ganhe autonomia. De acordo com Gilson Vasconcelos, embora a instituição tenha intenção em defender a ação por mais três anos (de 2015 a 2018), o trabalho não será eterno. "Temos que focar na autossustentabilidade do roteiro por meio dos empresários e das administrações dos 14 municípios envolvidos, que já estão fortalecidos. Se, no futuro, o Sebrae sair do projeto, a Rota das Emoções terá vida própria", destaca.

Estrutura

O I Salão de Turismo da Rota das Emoções segue até hoje e conta com espaços destinados à mostra do turismo, comercialização e lançamento de novos produtos turísticos (com destaque para o artesanato), palestras, debates, apresentações culturais, entre outras atividades. Cada estado tem uma tenda para expor os destaques dos 14 municípios. Os roteiros complementares à rota também são contemplados, como a Costa dos Ventos, no Ceará, que abrange Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba e Trairi.

FIQUE POR DENTRO

14 municípios ligados em três estados do NE
A Rota das Emoções envolve paraísos naturais como o Parque Nacional de Jericoacoara (CE), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA). O roteiro que liga os três estados do Nordeste brasileiro apresenta ecossistema variado, próprio para a prática de esportes náuticos. Também é obrigatório para os amantes do ecoturismo. A rota é resultado do projeto da Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização (1ª edição), implementado pelo Sebrae e Ministério do Turismo. Desde 2005, lideranças locais, empreendedores e entidades trabalham unidos para o desenvolvimento integrado da região. Em 2009, foi eleita o melhor roteiro integrado turístico do País, concedido pelo Ministério do Turismo. Desde o ano passado, o Sebrae trabalha o projeto e seus Novos Desafios, que traça metas a serem alcançadas até 2015.

FONTE: http://www.turismo.pi.gov.br/pt-br/noticia/i-salao-de-turismo-da-rota-das-emocoes-72 
IMAGENS: 
https://rotadasemocoes.wordpress.com/rota-das-emocoes-delta-do-parnaiba-jericoacoara-lencois-maranhenses/ 
http://www.caravelasturismo.com.br/#!rota-das-emocoes/cul9 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRIADA A LEI QUE INSTITUI A SEMANA DA BALAIADA NO ÂMBITO DO ESTADO DO MARANHÃO

 LEI Nº 12.227, DE 14 DE MARÇO DE 2024 ESTADO DO MARANHÃO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO INSTALADA EM 16 DE FEVEREIRO DE 1835 DI...