I SALÃO DE TURISMO DA ROTA DAS EMOÇÕES
Parnaíba (PI). O I Salão de Turismo da Rota das Emoções, cuja abertura aconteceu ontem no Porto das Barcas, em Parnaíba (PI), será fundamental para aumentar o fluxo turístico e, consequentemente, a geração de emprego e renda nos 14 municípios que integram a roteiro no Ceará, Piauí e Maranhão. Isso por conta da presença maciça de empresários de todo o Brasil no evento. Eles foram conhecer o projeto para fechar negócios e, assim, divulgar os destinos por meio da venda de pacotes.
Metas
Para o coordenador regional da Rota das Emoções e gerente da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae-PI, Gilson Vasconcelos, o contato com novas empresas nacionais a partir do evento é indispensável para que metas ligadas ao projeto sejam cumpridas até 2015. Dentre os desafios, por exemplo, está uma geração de renda estimada em R$ 114 milhões. Deste valor, R$ 35,9 milhões já foram arrecadados no ano passado, beneficiando toda a cadeia de turismo ligada direta ou indiretamente à rota.
A Rota das Emoções também pretende ampliar em 30% a oferta de produtos do roteiro até 2015. Há, ainda, a intenção de incrementar em 20% o número de operadores parceiros; elevar em 40% o total de empreendimentos atendidos; ampliar a formalização das micros e pequenas empresas em 25%; e aumentar em 20% ao ano o número de clientes ao ano.
Vida própriaÀ frente da Rota das Emoções desde 2005, o Sebrae deseja que o projeto ganhe autonomia. De acordo com Gilson Vasconcelos, embora a instituição tenha intenção em defender a ação por mais três anos (de 2015 a 2018), o trabalho não será eterno. "Temos que focar na autossustentabilidade do roteiro por meio dos empresários e das administrações dos 14 municípios envolvidos, que já estão fortalecidos. Se, no futuro, o Sebrae sair do projeto, a Rota das Emoções terá vida própria", destaca.
Estrutura
O I Salão de Turismo da Rota das Emoções segue até hoje e conta com espaços destinados à mostra do turismo, comercialização e lançamento de novos produtos turísticos (com destaque para o artesanato), palestras, debates, apresentações culturais, entre outras atividades. Cada estado tem uma tenda para expor os destaques dos 14 municípios. Os roteiros complementares à rota também são contemplados, como a Costa dos Ventos, no Ceará, que abrange Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba e Trairi.
FIQUE POR DENTRO
14 municípios ligados em três estados do NE
A Rota das Emoções envolve paraísos naturais como o Parque Nacional de Jericoacoara (CE), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA). O roteiro que liga os três estados do Nordeste brasileiro apresenta ecossistema variado, próprio para a prática de esportes náuticos. Também é obrigatório para os amantes do ecoturismo. A rota é resultado do projeto da Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização (1ª edição), implementado pelo Sebrae e Ministério do Turismo. Desde 2005, lideranças locais, empreendedores e entidades trabalham unidos para o desenvolvimento integrado da região. Em 2009, foi eleita o melhor roteiro integrado turístico do País, concedido pelo Ministério do Turismo. Desde o ano passado, o Sebrae trabalha o projeto e seus Novos Desafios, que traça metas a serem alcançadas até 2015.
FONTE: http://www.turismo.pi.gov.br/pt-br/noticia/i-salao-de-turismo-da-rota-das-emocoes-72
IMAGENS:
https://rotadasemocoes.wordpress.com/rota-das-emocoes-delta-do-parnaiba-jericoacoara-lencois-maranhenses/
http://www.caravelasturismo.com.br/#!rota-das-emocoes/cul9
Nenhum comentário:
Postar um comentário