sábado, 21 de março de 2015

São Bernardo-MA: resquícios da história da Balaiada


Abrindo os trabalhos para a celebração do aniversário da cidade de São Bernardo, no último dia 20 de março os professores da escola municipal Nilza Coelho Lima, coordenados pelo professor Ronilson Oliveira, visitaram duas fazendas na zona rural do município que apresentam características importantes para a história da Balaiada: Fazendas "Canta Galo" e "Paraíso). 
Foram para a atividade de aula-passeio alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. 
Na fazenda Paraíso alguns alunos fizeram a leitura de depoimentos da memória oral acerca da escravidão em São Bernardo, de acordo com o livro "A Guerra dos Bem-te-vis" (Matthias Assunção) e algumas partes do livro "São Bernardo Documentário" (Nonato Vaz). 
Em seguida visitaram uma casa de engenho no povoado São Raimundo e o cemitério dos escravos. 
A atividade correspondeu ao Projeto: História da nossa gente e o estudo do nosso lugar", organizado por professores de história e geografia da já citada escola. 
No final, o grupo agradeceu a Prefeitura Municipal de São Bernardo pelo apoio logístico, bem como à gestora escolar, a professora Jesus Meireles, alem dos professores Eloneida, Cartejane e Jodeth Couto. 
Segundo o professor Ronilson, essa foi a primeira atividade de implementação efetiva do Projeto Balaiada no município de São Bernardo-MA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRIADA A LEI QUE INSTITUI A SEMANA DA BALAIADA NO ÂMBITO DO ESTADO DO MARANHÃO

 LEI Nº 12.227, DE 14 DE MARÇO DE 2024 ESTADO DO MARANHÃO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO INSTALADA EM 16 DE FEVEREIRO DE 1835 DI...