sexta-feira, 1 de maio de 2015

Escolas de Ensino Fundamental e Médio podem promover conteúdos de Balaiada como tema gerador dentro do currículo, veja como...

"Todas as escolas públicas e particulares da educação básica devem ensinar aos alunos conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileiras. Desde o início da vigência da Lei nº 10.639, em 2003, a temática afro-brasileira se tornou obrigatória nos currículos do ensino fundamental e médio.
Apesar disso, a maioria dos alunos ainda não conhece a contribuição histórico-social dos descendentes de africanos ao país. “A lei não foi implementada de maneira a abarcar todos os alunos e professores. O que há são ações pontuais de iniciativa de movimentos negros, do MEC ou de universidades federais”, informa a coordenadora-geral de diversidade e inclusão social da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), Leonor de Araújo.
Para mapear e ampliar as iniciativas de implementação da lei, a Secad, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), realizou uma oficina esta semana, em Brasília. “Queremos traçar estratégias para criar políticas comuns a fim de que a lei alcance a todos”, afirma Leonor.
A Lei nº 10.639/2003 acrescentou à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) dois artigos: 26-A e 79-B. O primeiro estabelece o ensino sobre cultura e história afro-brasileiras e especifica que o ensino deve privilegiar o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. O mesmo artigo ainda determina que tais conteúdos devem ser ministrados dentro do currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística, literatura e história brasileiras. Já o artigo 79-B inclui no calendário escolar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. [...]" (FONTE: http://portal.mec.gov.br/index.php?id=9403&option=com_content&task=view 
- Maria Clara Machado)
A história da Balaiada incluiu o contexto da vivência e exploração dos negros no Maranhão e sua tentativa, no movimento, de resistir a essa situação e libertar-se do jugo opressor. 
Negro Cosme simboliza, no movimento, o líder, o herói negro que, até hoje, não é devidamente valorizado pela cultura e sociedade maranhense e brasileira. 
O dia 20 de novembro é uma data crucial para a celebração da consciência cidadã relacionada aos afrodescendentes e essa temática pode começar nesse período e chegar à sua culminância por ocasião da semana da balaiada, de 7 a 13 de dezembro de cada ano. 
Em muitas escolas de nosso país e, em especial, do Maranhão, o dia 20 de novembro é celebrado com apresentações teatrais, danças, palestras, paródias e muitas outras atividades. O Projeto Balaiada vem aqui propor uma integração de tais atividades à Semana. 
IMAGENS: 
http://arquivo.geledes.org.br/areas-de-atuacao/educacao/lei-10-639-03-e-outras/906-mec-lanca-plano-nacional-para-impulsionar-lei-que-obriga-o-ensino-da-historia-e-cultura-afro-brasileira 
http://ctbminas.blogspot.com.br/2013/05/deputados-e-educadores-cobram-ensino-da.html 
http://guerras.brasilescola.com/seculo-xvi-xix/a-guerra-balaiada.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRIADA A LEI QUE INSTITUI A SEMANA DA BALAIADA NO ÂMBITO DO ESTADO DO MARANHÃO

 LEI Nº 12.227, DE 14 DE MARÇO DE 2024 ESTADO DO MARANHÃO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO INSTALADA EM 16 DE FEVEREIRO DE 1835 DI...