A Semana da Balaiada do ano de 2018 foi bem recheada de ações por todo o nordeste maranhense e, neste ano, abrangeu a capital, São Luís.
Iniciou-se no dia 5 de dezembro com o encontro na UFMA - Universidade Federal do Maranhão, no prédio da "Fábrica Santa Amélia", no Centro Histórico.
No mesmo dia ocorreu uma cerimônia em Chapadinha, no Espaço Ana Monteles, promovido pelo SEBRAE, em que dentre outras organizações, o Projeto Balaiada foi homenageado.
No dia 6 de dezembro foi a vez de Caxias. Em um encontro também promovido pelo SEBRAE, o professor Jânio Rocha explanou para mais de 100 empresários e políticos da cidade e região sobre o Projeto Balaiada com o tema: "Balaiada 180 anos: história, turismo e desenvolvimento".
No dia 7 foi em São Luís, às 19 horas, com a abertura da "Exposição Balaiada 180 anos", no Forte Santo Antônio, no bairro da Ponta D'Areia.

l, sendo visitada por pessoas de diversas cidades do Maranhão e do Brasil.
Nesse interim, no dia 8, ocorreu o festejo de Nossa Senhora da Conceição em vários municípios da Região da Balaiada, como Nina Rodrigues, Caxias e Brejo.
Vale destacar o fervor cultural da comunidade quilombola de "Pequi da Rampa", na zona rural de Vargem Grande, por ocasião do festejo de Nossa Senhora da Conceição, no dia 8 de dezembro.




No dia 13 de dezembro, dia da Balaiada, foi feriado em Nina Rodrigues e, no Maranhão, já era data comemorativa, desde 2017, por iniciativa do deputado estadual Bira do Pindaré.
Na UEMA - Universiade Estadual do Maranhão, ocorreu o II Simpósio "Memórias da Balaiada", no centro histórico. O evento aconteceu de 12 a 14 de dezembro e contou com a participação de estudantes, professores e escritores focados no tema da Balaiada.
O evento foi organizado e coordenado pela professora Elizabeth Abrantes e equipe de apoio.
No dia 15 houve o encerramento da Exposição, quando o professor Jânio Rocha realizou uma performance sobre o sentido da Balaiada.
A UFMA também realizou outro evento alusivo à Balaiada, o que denota grande relevância do tema para a sociedade maranhense.