segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Semana da Balaiada 2018: uma grande aventura na Rota dos Balaios

A Semana da Balaiada do ano de 2018 foi bem recheada de ações por todo o nordeste maranhense e, neste ano, abrangeu a capital, São Luís. 
Iniciou-se no dia 5 de dezembro com o encontro na UFMA - Universidade Federal do Maranhão, no prédio da "Fábrica Santa Amélia", no Centro Histórico. 
No mesmo dia ocorreu uma cerimônia em Chapadinha, no Espaço Ana Monteles, promovido pelo SEBRAE, em que dentre outras organizações, o Projeto Balaiada foi homenageado. 
No dia 6 de dezembro foi a vez de Caxias. Em um encontro também promovido pelo SEBRAE, o professor Jânio Rocha explanou para mais de 100 empresários e políticos da cidade e região sobre o Projeto Balaiada com o tema: "Balaiada 180 anos: história, turismo e desenvolvimento". 
No dia 7 foi em São Luís, às 19 horas, com a abertura da "Exposição Balaiada 180 anos", no Forte Santo Antônio, no bairro da Ponta D'Areia. 
A ação contou com a participação do Grupo Teatral "Cena Aberta", coordenado pelo Mestre Pazzine. A exposição permaneceu de 7 a 15 de dezembro no loca





l, sendo visitada por pessoas de diversas cidades do Maranhão e do Brasil. 
Nesse interim, no dia 8, ocorreu o festejo de Nossa Senhora da Conceição em vários municípios da Região da Balaiada, como Nina Rodrigues, Caxias e Brejo. 
Vale destacar o fervor cultural da comunidade quilombola de "Pequi da Rampa", na zona rural de Vargem Grande, por ocasião do festejo de Nossa Senhora da Conceição, no dia 8 de dezembro. 
No dia 12 de dezembro ocorreu, em Nina Rodrigues, o "Festival da Balaiada", iniciando às 6 horas da manhã com uma salva de fogos e seguindo durante o dia com pontos distribuídos por toda a cidade com peças teatrais, músicas, danças e muito mais. 
Destaca-se o ponto de apresentações em frente à Câmara Municipal, a visitação ao Morro do Nazário (trincheiras), praça do tamarineiro, restaurante Rancho Bambú, Sarah Park e Recanto dos Balaios. 

No final da tarde a atividade se concentrou na praça em frente ao "Palácio dos Balaios", onde fica a prefeitura, bem como ao longo da praça do Ginásio Municipal, com apresentações diversas em formato de estações, stands com produtos artesanais da cidade e região e culinária regional. 
No Ginásio, logo mais à noite houve falas sobre a Balaiada, peças teatrais, danças e outras atividades. 
No dia 13 de dezembro, dia da Balaiada, foi feriado em Nina Rodrigues e, no Maranhão, já era data comemorativa, desde 2017, por iniciativa do deputado estadual Bira do Pindaré. 
Na UEMA - Universiade Estadual do Maranhão, ocorreu o II Simpósio "Memórias da Balaiada", no centro histórico. O evento aconteceu de 12 a 14 de dezembro e contou com a participação de estudantes, professores e escritores focados no tema da Balaiada. 
O evento foi organizado e coordenado pela professora Elizabeth Abrantes e equipe de apoio.  
No dia 15 houve o encerramento da Exposição, quando o professor Jânio Rocha realizou uma performance sobre o sentido da Balaiada. 
A UFMA também realizou outro evento alusivo à Balaiada, o que denota grande relevância do tema para a sociedade maranhense. 

domingo, 9 de dezembro de 2018

Exposição "Balaiada 180 anos"

Ocorreu no dia 07 de dezembro a abertura da Exposição "Balaiada 180 anos", com o período de duração até o dia 15 de dezembro no Forte de Santo Antônio, no bairro Ponta D'Areia, em São Luís. 
A Exposição é promovida pelo Fórum Balaiada na ação intitulada "Projeto Balaiada", que existe desde 2014, reunindo municípios do nordeste maranhense, região onde ocorrera a Guerra da Balaiada no século XIX. 
Composta por banners, peças antigas, utensílios populares da região, bem como artesanato local, a Exposição é sucesso de crítica e público. Faz coro com a Exposição do Museu sobre a "França Equinocial", ambas tratando de História do Maranhão. 
Na abertura apresentou-se um grupo teatral remanescente do grupo "Cena Aberta", da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), sob a coordenação do Mestre Pazzine. 
O local da Exposição é um antigo forte de proteção da cidade de São Luís. Na verdade, é um equipamento de apoio ao forte principal, onde hoje se encontra o Palácio dos Leões (sede do Executivo estadual).
Estiveram presentes convidados e visitantes do Museu, que assistiram a apresentação ocorrida na rampa de acesso ao prédio. 
Além da Exposição, no dia 08 já repercutia na mídia estadual uma reportagem sobre os 180 anos da Balaiada, o que soma-se ao Simpósio sobre a Balaiada, a ser promovido pela UEMA (Universidade Estadual do Maranhão) nos dias 12, 13 e 14 de dezembro. 
No forte trabalham servidores do órgão bem como estudantes universitários em trabalho de estágio. Todos ficaram muito interessados pela temática da Exposição e quiseram saber tudo sobre a ação. Demonstraram, na verdade, grande interesse e empolgação sobre a Exposição. 
Destaca-se, ao lado, foto com estagiários(as), estudantes da Rede Estadual de Ensino e servidores(as) da casa. 
Faz-se imprescindível externarmos nossos agradecimentos especiais ao SEBRAE Maranhão, sob a liderança de Dr. João Martins, superintendente estadual do órgão. Destaco, também, o apoio do gestor regional do órgão, da Unidade de Chapadinha, David Felipe. 
Agradeço, ainda, a disponibilidade de algumas peças para a Exposição, provenientes do Recanto dos Balaios, em Nina Rodrigues (Vila da Manga do Iguará), cedidas cordialmente por seu fundador, Dr. Baltazar. 
Nesse sentido, destaco, ao lado, um peso com corrente, utilizados para limitar os passos dos negros escravizados. O equipamento corresponde, hoje, à tornozeleira eletrônica. 
A Exposição constitui-se um marco na história da Balaiada, passando a ser relembrada, recontada e valorizada pela sociedade maranhense. 

domingo, 2 de dezembro de 2018

Semana da Balaiada 2018: confira a programação

Em 2018 a Balaiada completa 180 anos de ocorrência e o Fórum Balaiada mapeou diversos eventos que irão acontecer na "Rota dos Balaios" (região nordeste maranhense) e na capital São Luís. 
Confira a programação: 


Dia 05/12 - quarta feira 

Seminário da Balaiada 2018 
Atividade: Apresentação de informações atualizadas sobre pesquisas empíricas na Região da Balaiada, bem com no processo de construção da identidade regional e do roteiro turístico "Rota dos Balaios". 
Local: Complexo Fabril Santa Amélia, rua Cândido Ribeiro, 250, ccntro Histórico, São Luís-MA. UFMA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. 
Horário: das 8:00 às 12:00 horas. Entrada Franca. 
Ref.: Professora Mônica Araújo, chefe de departamento dos cursos de Turismo e Hotelaria da UFMA. 

4º Prêmio Destaque Empresarial - SEBRAE-UR Chapadinha-MA
Local: Espaço Ana Monteles. Sítio de Dr. Pedro Monteles, bairro Boa Vista, Chapadinha-MA. 
Horário: das 19:00 às 22:00 horas. 
Ref.: David Felipe Amorim Pereira, Gerente da Unidade Regional de Chapadinha. 


Dia 06/12 - quinta feira 

Encontro Empreendedor - SEBRAE-UR Caxias-MA
Local: Hotel Alecrim. 
Período: das 19:00 às 22:00 horas. 
Ref.: César Guimarães, Gerente da Unidade Regional de Caxias. 


Dia 07/12 - sexta feira 

Exposição "Balaiada 180 anos"
Local: Forte de Santo Antônio. 
Península da Ponta D'Areia, próximo ao espigão costeiro. 
Horário: 19:00 horas. 
Período da exposição: de 7 a 15 de dezembro. 
       De terça a sexta, no horário das 10:00 às 20:00 horas. 
       Sábados e Domingos, das 10:00 às 19:00 horas. 
Ref.: Sra. Andréa Lima Brandão Torres, Gestora do Forte Santo Antônio. 


Destaque: Apresentação teatral do grupo "Cena Aberta", coordenado pelo Mestre Pazzini: Negro Cosme. 

Museu "Memorial da Balaiada"
Atividade: Exposição, palestras e contação de histórias. 
Local: Morro do Alecrim, em Caxias-MA. 
Período: de 7 a 13 de dezembro. Das 8:00 às 11:00 e das 14:00 às 17:30 horas. 
Ref.: Professora Mercilene Torres, diretora do Museu. 

"Mirante da Balaiada"
Local: Morro do Alecrim, em Caxias-MA. 
Período: de 7 a 13 de dezembro. Das 8:00 às 22:00 horas. 
Ref.: Professora Mercilene Torres, diretora do Museu. 


Dia 08/12 - sábado

Festejo de Nossa Senhora da Conceição, a "Padroeira dos Balaios"
Municípios/comunidades: 
São Luís, bairro Monte Castelo; Chapadinha, bairro Terras Duras; Nina Rodrigues; Caxias; Belágua; Brejo; Araioses; Tutóia; Barreirinhas; Bom Sucesso (município de Mata Roma); Pequi da Rampa (município de Vargem Grande); Cantanhede. 
Período do festejo: de 28/11 a 08/12. 


Dia 10/12 - segunda feira 

1º "Pedala Balaiada": Passeio Ciclístico da Balaiada
Local: saída da Praça Irineu Veras Galvão (Praça do Povo).  
Horário: 17:00 horas. 
Ref.: Thaylson Aranha. 


Dia 12/12 - quarta feira 

II Simpósio "Memórias da Balaiada"
Local: UEMA - Universidade Estadual do Maranhão. Praia Grande. 
Horário: 08:00 horas. 
Período: de 12 a 14 de dezembro. 
Ref.: Dra Elizabeth Sousa Abrantes

Seminário da Balaiada em Nina Rodrigues
Local: Ginásio Municipal.  
Horário: 09:00 horas. 
Ref.: Prefeitura Municipal de Nina Rodrigues. 

Festival da Balaiada em Nina Rodrigues
Local: Praça dos Balaios (em frente ao Palácio dos Balaios), Vila da Manga do Iguará, Nina Rodrigues-MA.  
Horário: 19:00 horas. 
Ref.: Prefeitura Municipal de Nina Rodrigues. 


Dia 13/12 - quinta feira 

Visitação a Nina Rodrigues, Terra da Balaiada
Locais: 
   Palácio dos Balaios
   Igreja de Nossa Senhora da Conceição
   Memorial "Recanto dos Balaios"
   Morro do Nazário
   Restaurante "Rancho Bambú", o restaurante dos "ossos balaios"
   Praia dos amores
   Sarah Park
   Assentamento Balaiada 

Ref.: Prefeitura Municipal de Nina Rodrigues


Dia 14/12 - sexta feira 

Sarau Cultural Natalino
Local: Chapadinha-MA. 
Horário: 19:00 horas. 
Ref.: Djones Lima, Secretário Municipal de Cultura de Chapadinha. 


Obs.: já temos disponível a camisa "Edição Comemorativa" dos 180 anos da Balaiada. 
Pedidos pelo whatsapp (98) 9.9127-1244 (Jânio Rocha)
Valor: R$ 30,00 + frete. 

Balaiada 180 anos


A Guerra da Balaiada completa 180 anos de ocorrência neste ano de 2018. A data relembra a luta daquele povo sofrido que revoltou-se contra a situação de calamidade e exploração em que viviam no século XIX, especialmente os afrodescendentes escravizados, que revoltaram-se e, liderados pelo Negro Cosme, promoveram uma grande insurreição concomitante à Balaiada. 
Os eventos ocorrem prioritariamente na "Rota dos Balaios", região nordeste maranhense onde aconteceram os principais eventos da Guerra da Balaiada. 
A “Rota dos Balaios” ou, de maneira mais objetiva, a Região da Balaiada, constitui-se um conceito de territorialidade que tem como elemento identitário principal a região onde aconteceram os principais episódios da Guerra da Balaiada (Revolta da Balaiada) no século XIX, no contexto das Revoltas do Período Regencial, entre o 1º e o 2º reinado.
A região nordeste maranhense, foco principal da guerra, é entrelaçada por bacias hidrográficas, ecossistemas específicos e fatores históricos próprios de povoamento.

BACIAS HIDROGRÁFICAS
Formada pelas bacias dos rios Munim (Preto, Munim, Iguará, Mocambo), Itapecuru, Parnaíba e Mearim.

ECOSSISTEMAS
Matas de cocais, mangues litorâneos, lençóis maranhenses, cerrado.

FATORES HISTÓRICOS DE POVOAMENTO
Grande incidência de comunidades remanescentes de quilombos, bem como população predominantemente originária de migrações dos estados do Piauí e Ceará.

TIPOS POPULARES
Vaqueiros, agricultores familiares, populações de assentamentos de reforma agrária, remanescentes de quilombos.

FATOR RELIGIOSO
Grande incidência de religiões afro-brasileiras e o culto a Nossa Senhora da Conceição em muitos municípios da Rota dos Balaios.

Jânio Rocha Ayres Teles
Fórum Balaiada

CRIADA A LEI QUE INSTITUI A SEMANA DA BALAIADA NO ÂMBITO DO ESTADO DO MARANHÃO

 LEI Nº 12.227, DE 14 DE MARÇO DE 2024 ESTADO DO MARANHÃO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO INSTALADA EM 16 DE FEVEREIRO DE 1835 DI...