segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Semana da Balaiada 2018: uma grande aventura na Rota dos Balaios

A Semana da Balaiada do ano de 2018 foi bem recheada de ações por todo o nordeste maranhense e, neste ano, abrangeu a capital, São Luís. 
Iniciou-se no dia 5 de dezembro com o encontro na UFMA - Universidade Federal do Maranhão, no prédio da "Fábrica Santa Amélia", no Centro Histórico. 
No mesmo dia ocorreu uma cerimônia em Chapadinha, no Espaço Ana Monteles, promovido pelo SEBRAE, em que dentre outras organizações, o Projeto Balaiada foi homenageado. 
No dia 6 de dezembro foi a vez de Caxias. Em um encontro também promovido pelo SEBRAE, o professor Jânio Rocha explanou para mais de 100 empresários e políticos da cidade e região sobre o Projeto Balaiada com o tema: "Balaiada 180 anos: história, turismo e desenvolvimento". 
No dia 7 foi em São Luís, às 19 horas, com a abertura da "Exposição Balaiada 180 anos", no Forte Santo Antônio, no bairro da Ponta D'Areia. 
A ação contou com a participação do Grupo Teatral "Cena Aberta", coordenado pelo Mestre Pazzine. A exposição permaneceu de 7 a 15 de dezembro no loca





l, sendo visitada por pessoas de diversas cidades do Maranhão e do Brasil. 
Nesse interim, no dia 8, ocorreu o festejo de Nossa Senhora da Conceição em vários municípios da Região da Balaiada, como Nina Rodrigues, Caxias e Brejo. 
Vale destacar o fervor cultural da comunidade quilombola de "Pequi da Rampa", na zona rural de Vargem Grande, por ocasião do festejo de Nossa Senhora da Conceição, no dia 8 de dezembro. 
No dia 12 de dezembro ocorreu, em Nina Rodrigues, o "Festival da Balaiada", iniciando às 6 horas da manhã com uma salva de fogos e seguindo durante o dia com pontos distribuídos por toda a cidade com peças teatrais, músicas, danças e muito mais. 
Destaca-se o ponto de apresentações em frente à Câmara Municipal, a visitação ao Morro do Nazário (trincheiras), praça do tamarineiro, restaurante Rancho Bambú, Sarah Park e Recanto dos Balaios. 

No final da tarde a atividade se concentrou na praça em frente ao "Palácio dos Balaios", onde fica a prefeitura, bem como ao longo da praça do Ginásio Municipal, com apresentações diversas em formato de estações, stands com produtos artesanais da cidade e região e culinária regional. 
No Ginásio, logo mais à noite houve falas sobre a Balaiada, peças teatrais, danças e outras atividades. 
No dia 13 de dezembro, dia da Balaiada, foi feriado em Nina Rodrigues e, no Maranhão, já era data comemorativa, desde 2017, por iniciativa do deputado estadual Bira do Pindaré. 
Na UEMA - Universiade Estadual do Maranhão, ocorreu o II Simpósio "Memórias da Balaiada", no centro histórico. O evento aconteceu de 12 a 14 de dezembro e contou com a participação de estudantes, professores e escritores focados no tema da Balaiada. 
O evento foi organizado e coordenado pela professora Elizabeth Abrantes e equipe de apoio.  
No dia 15 houve o encerramento da Exposição, quando o professor Jânio Rocha realizou uma performance sobre o sentido da Balaiada. 
A UFMA também realizou outro evento alusivo à Balaiada, o que denota grande relevância do tema para a sociedade maranhense. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRIADA A LEI QUE INSTITUI A SEMANA DA BALAIADA NO ÂMBITO DO ESTADO DO MARANHÃO

 LEI Nº 12.227, DE 14 DE MARÇO DE 2024 ESTADO DO MARANHÃO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO INSTALADA EM 16 DE FEVEREIRO DE 1835 DI...