sábado, 20 de dezembro de 2014

São João dos Pilões: riqueza artística e cultural no Baixo Parnaíba

Povoado situado próximo ao município de Brejo-MA, São João dos Pilões (dos pilão, como os moradores chamam), mantém viva a arte de produção de pilões e outros objetos agregados e que atraem os olhares e as compras de muitos viajantes que por ali passam. 
Originalmente o objetivo da comunidade era fornecer pilões e outros materiais típicos dos utensílios da cozinha maranhense. Não havia a compra de produtos empacotados e o consumo era de subsistência. 
Pilar o arroz e outros produtos (quando não havia energia e nem aparelhos eletrodomésticos especialmente na zona rural) era algo comum no interior do Maranhão. 
Com o advento da energia e da tecnologia, os utensílios ganharam outra utilidade: o artesanato. 
Pessoas que nasceram na região ou que por ali passam, mas que vivem em outros estados brasileiros, recorrem à aquisição dos produtos como forma de presenteio e de lembrança de sua condição de infância, no interior das comunidades. 
Gradativamente a comunidade vem acrescentando outros produtos artesanais, agregando valor ao mercado local. 
Este é um exemplo de atrativo turístico da região da Balaiada e que precisamos apresentar para o Maranhão, Brasil e para o Mundo. 

IMAGENS: 

https://www.flickr.com/photos/mcury/5871186256/?rb=1 
http://www.ferias.tur.br/fotogr/98325/artesanatopovoadosaojoaodospiloesporsuedcaldas/brejo/ 
http://globotv.globo.com/tv-mirante/reporter-mirante/v/fabricacao-de-piloes-gera-emprego-e-renda-no-interior-do-maranhao/2163608/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRIADA A LEI QUE INSTITUI A SEMANA DA BALAIADA NO ÂMBITO DO ESTADO DO MARANHÃO

 LEI Nº 12.227, DE 14 DE MARÇO DE 2024 ESTADO DO MARANHÃO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO INSTALADA EM 16 DE FEVEREIRO DE 1835 DI...