quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Urbano Santos e sua história: Localidade preserva canhão usado na guerra da balaiada (1838-1842)


A comunidade tradicional de Boa União remonta a história oitocentista brasileira em meados do século XIX e inicio do século XX na Região do Baixo Parnaiba Maranhense.

Os seus moradores mais antigos contam com convicção os fatos de como foi formado o primeiro povoamento com os engenhos de cana-de-açúcar para a fabricação de cachaça, mel e rapadura, a antiga fazenda teve a presença de escravos e possivelmente quilombos formados nos seus arredores.

Hoje a comunidade guarda um tesouro histórico de vestígios da famosa Insurreição dos Balaios e do processo socioeconômico local. Um canhão debaixo das mangueiras é a prova viva de um ato que por ventura tenha sido planejado para sufocar o movimento rebelde dos vaqueiros, camponeses e artesãos, uma vez que o comandante guerreiro Negro Cosme – “Tutor e Imperador das Liberdades Bem-ti-vis” andava recrutando escravos naquelas redondezas vindo de Brejo e Chapadinha, pois o mesmo segundo alguns documentos já tinha invadido a Fazenda Catingueira entre as cidades de Tutóia e Barreirinhas –, num lugar chamado Priá ou Periá libertando dali todos os negros acorrentados.

As antigas peças do engenho, tachos de cobre, alicerces, muralhas e trincheiras do período são encontrados no local do pátio da fazenda, com mangueiras centenárias e pés de angelim.

O povoado foi desenvolvido nas margens do Rio Preguiças pela atração das terras férteis e abundância de água e capinzais para a pastagem do gado e trabalhos feitos na época. Ainda pode-se ver o famoso sino da capela centenária, este que por sua vez tenha vindo da Europa juntamente com vasos e outros utensílios domésticos pertencentes aos proprietários da casa-grande.

A história de Boa União é importante para entendermos os conflitos e as relações sociais no interior do leste maranhense no final do século XIX, um capítulo importantíssimo da história do Maranhão e do Brasil. 

ACESSADO DE: http://blog-interligado.blogspot.com.br/2014/12/urbano-santos-e-sua-historia-localidade.html 
BLOG INTERLIGADO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRIADA A LEI QUE INSTITUI A SEMANA DA BALAIADA NO ÂMBITO DO ESTADO DO MARANHÃO

 LEI Nº 12.227, DE 14 DE MARÇO DE 2024 ESTADO DO MARANHÃO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO INSTALADA EM 16 DE FEVEREIRO DE 1835 DI...