segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Nova Jerusalém... outra inspiração para o Projeto Balaiada

Nova Jerusalém é o maior teatro a céu aberto do paísNova Jerusalém é o maior teatro a céu aberto do Brasil. O espaço cultural possui ao todo 100 mil metros quadrados, o equivalente a 10 campos de futebol.

A construção é uma réplica da sagrada Jerusalém (capital de Israel), com lagos artificiais, nove palcos, 70 torres e uma muralha de 3,5 mil metros de extensão.


Situado em Fazenda Nova, distrito de Brejo da Madre de Deus, a cidade-teatro impressiona pela arquitetura, sendo uma das maiores atrações turísticas do Estado de Pernambuco. Por sua história e incontestável importância, em 2009, o teatro recordista recebeu o título de Patrimônio Cultural, Material e Imaterial de Pernambuco, através da Lei nº 13.726.





Espetáculo Paixão de Cristo

No ano de 1951, um comerciante local começou a realizar pelas ruas da pequena vila de Fazenda Nova, no período da Semana Santa, a encenação da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, tradição que deu vida à cidade-teatro de Nova Jerusalém.


Réplica 
A ideia de construir uma réplica da Judeia sagrada surgiu em 1962, mas foi concretizada em 1968. Desde então, o espetáculo da Paixão de Cristo acontece dentro das muralhas do teatro de Nova Jerusalém, atraindo espectadores do Brasil e do mundo.

Idealizador
O gaúcho Plínio Pacheco foi o idealizador da cidade-teatro. Ele chegou à Fazenda Nova em 1956, enquanto a Paixão de Cristo ainda era interpretada nas ruas da vila. Envolvido na coordenação da encenação do espetáculo, ele correu atrás de um sonho e fez história, deixando seu legado.
Brejo da Madre de Deus

Localizada a cerca de 200 km de Recife – PE, Brejo da Madre de Deus tem área de 762km² e um cenário peculiar, com formação rochosa, chão árido e clima frio.

Diversos filmes já foram realizados no município, entre eles, ‘A vingança dos doze’ e ‘Terra sem Deus’. O local também serviu como paisagem para a gravação do clipe da música ‘Leão do norte’, do cantor e compositor pernambucano Lenine.

Fontes: Teatro de Nova Jerusalém, G1, Governo do Estado de Pernambuco e Portal Terra
Redação: Fátima Pires

ACESSO: 
http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias/06PT/Nova_Jerusalem_E_O_Maior_Teatro_A_Ceu_Aberto_Do_Pais 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRIADA A LEI QUE INSTITUI A SEMANA DA BALAIADA NO ÂMBITO DO ESTADO DO MARANHÃO

 LEI Nº 12.227, DE 14 DE MARÇO DE 2024 ESTADO DO MARANHÃO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO INSTALADA EM 16 DE FEVEREIRO DE 1835 DI...