sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Balaiada nas escolas de São Luís

balaiada - a guerra do maranhão

Estudantes do ensino fundamental de diversas escolas de São Luís farão contato com personagens da história do Maranhão que em 1838, opondo-se à política vigente iniciaram um dos movimento que mobilizou um grande contingente da população da província e pôs em xeque o centro do poder imperial.




O movimento, que entrou para a História com o nome de Balaiada, teve através dos anos a sua importância minimizada e os protagonistas, Raimundo Gomes, Francisco José dos Anjos, o Balaio e o Negro Cosme sempre foram considerados como facínoras. Só recentemente novos estudos têm destacado o papel dos heróis populares, e dos homens e mulheres que lutaram contra a tirania política e, por isso, foram vítimas de uma verdadeira guerra de extermínio.

O livro em quadrinhos Balaiada - a Guerra do Maranhão, será utilizado no ano letivo de 2010 como material paradidático em algumas das mais respeitadas escolas de Sâo Luís.
Escolas como o Colégio Dom Bosco, http://www.dbosco.com.br/, premiado nacionalmente por seus projetos educacionais inovadores (Prêmio Darcy Ribeiro de Educação); o Instituto Divina Pastora, http://www.divinapastora.com.br/, uma das mais tradicionais e respeitadas escolas de São Luís que vem, ao longo de sua historia, formando gerações de cidadãos e solidificando sua reputação entre as escolas do Estado; Colégio Batista Daniel de La Touche, http://www.batistaonline.com.br/, uma verdadeira referência de educação entre as escolas da cidade. Pelo Batista já passaram grandes nomes da história, da cultura e das ciências do Maranhão; e o colégio Geoalpha, que vem se destacando no cenário educacional de São Luís, construindo uma sólida trajetória entre as instituições de ensino.
É muito gratificante saber que esse trabalho estará nas mãos de centenas de estudantes, e, com isso, poderá cumprir uma das funções para a qual foi concebido, ou seja: levar aos leitores aspectos da História do Maranhão de uma forma interessante, agradável e inovadora.
A outra, e primordial, função de uma história em quadrinhos é divertir.


FONTE: http://balaiada-guerradomaranhao.blogspot.com.br/2010/01/balaiada-nas-escolas.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRIADA A LEI QUE INSTITUI A SEMANA DA BALAIADA NO ÂMBITO DO ESTADO DO MARANHÃO

 LEI Nº 12.227, DE 14 DE MARÇO DE 2024 ESTADO DO MARANHÃO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO INSTALADA EM 16 DE FEVEREIRO DE 1835 DI...