segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

ARAIOSES: o paraíso das águas no Baixo Parnaíba

Indubitavelmente a cidade de Araioses apresenta grande potencial turístico, especialmente por sua localização geográfica favorável, intrincada em meio ao Delta do Parnaíba. 
Araioses Maranhao Fotos
Circundada por águas, Araioses apresenta paisagens naturais fantásticas, alem da opção dos passeios pelas ilhas próximas e, em especial, Ilhas Canárias. 
Confira os dados sobre Araioses e as imagens do lugar: 

"Araioses já foi Aldeia, Povoado e Vila, passou a condição de cidade no dia 29 de março de 1938 (76 anos), pela Lei Estadual nº 045. A religião católica é predominante no município sendo festejada anualmente a Padroeira de Araióses Nossa Senhora da Conceição de 29 de nov. a 08 de dez. na Igreja Matriz da cidade e vários outros santos na sede e no interior do município.

Teve sua origem na aldeia dos índios Araios, da ramificação dos Tapuias e que habitavam o Norte do Piauí e o Leste do Maranhão. Foram disseminados pela ação dos colonizadores contrabandistas e piratas portugueses. Antes, porém, se sedentarizaram dando origem a uma aldeia, que transformou-se em freguesia, vila e em 29 de março de 1938 elevou-se a categoria de cidade. Sua economia baseava-se na produção de cana-de-açúcar, cera-de-carnaúba, algodão, arroz e demais gêneros alimentícios temporios. 

Araióses hoje se difere do passado, seu desenvolvimento apresenta-se de um crescimento vegetativo em face da globalização. 
O município é privilegiado por natureza, situa-se às proximidades do Delta das Américas, podendo assim, desenvolver seu potencial

Geografia 
O município encontra-se na região nordeste do Estado do Maranhão, e é uma das portas de entrada para o Delta do Rio Parnaíba.
O município de Araioses compreende uma área de 1.782,5 km². Incluindo a parte continental e insular (Ilha das Canárias, Ilha do Caju, etc). 
Está localizado a uma altitude de 6 metros acima do nível do mar. Situa-se ao leste , na microrregião do Baixo Parnaíba, limita-se ao Norte com o Oceano Atlântico, ao Sul com os municípios de Magalhães de Almeida e São Bernardo, ao Leste com o Rio Parnaíba, e ao Oeste com os municípios de Água Doce e Santana do Maranhão. Sua população, de acordo com o Censo-2010, é de 42.505 habitantes, sendo 12.045 na parte urbana e na área rural 30.460 pessoas. Sua densidade demográfica é de 23,84 hab/km². 
Atualmente é um dos municípios mais pobres do Brasil e com um dos piores índices de desenvolvimento humano ocupando a posição de 5453º no ranking do IDHM divulgado em 2013 pela ONU.

Hidrografia

O município localiza-se às margens do Rio Santa Rosa (afluente do Parnaíba) e é cortado pelo Rio Magu, rio este que tem nascentes no município de Santana do Maranhão." 
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Araioses) 


IMAGENS: 
http://jornaldaparnaiba.blogspot.com.br/2013/01/araioses-tem-um-dos-melhores-carnavais.html 
http://urechapadinha.blogspot.com.br/2012_03_01_archive.html 
http://www.espacoturismo.com/atracoes-turisticas/araioses-maranhao-fotos
http://www.maramazon.com/pontos_turisticos.php?ptu_id=38 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRIADA A LEI QUE INSTITUI A SEMANA DA BALAIADA NO ÂMBITO DO ESTADO DO MARANHÃO

 LEI Nº 12.227, DE 14 DE MARÇO DE 2024 ESTADO DO MARANHÃO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO INSTALADA EM 16 DE FEVEREIRO DE 1835 DI...