Alguns professores tem nos procurado para saber como pensamos as apresentações escolares voltadas para a Balaiada.
Bem, orientamos da seguinte forma:
No início do quarto bimestre letivo das redes municipais de ensino, que começa por volta de outubro, normalmente, os professores da área de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), bem como de linguagens (Língua Portuguesa, artes e educação física), passam trabalhos de pesquisa em grupo para seus alunos voltados para a Balaiada, devendo ser apresentados no final de novembro em suas salas de aula e, os melhores trabalhos deverão ser reapresentados no pátio escolar na Semana da Balaiada.
Destes, por sua vez, os melhores de cada escola deverão ser convidados a reapresentar nos eventos da Semana, como no seminário, no Arraial e no Festival.
Tudo isso deve ser acompanhado pela comissão preparatória da Semana da Balaiada ou por equipe de voluntários que se proponha a organizar a parte das apresentações.
Por sua vez, as apresentações serão das seguintes modalidades:
- Peças teatrais sobre trechos ou a totalidade da guerra da Balaiada;
- Paródias sobre a Balaiada;
- Danças típicas no Maranhão e/ou nordeste brasileiro, ou coreografia própria voltada para a Balaiada (pode ser um musical);
- Comidas típicas da região nordeste do Maranhão, do próprio Estado e do nordeste brasileiro;
- Poesias, contos e/ou narrativas comuns ou de cordel;
- Produções textuais (monografias, artigos, resumos, cartazes, faixas);
- Artes plásticas sobre a Balaiada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário