terça-feira, 23 de dezembro de 2014

PROJETO BALAIADA: CONSIDERAÇÕES SOBRE TURISMO E CULTURA NO MARANHÃO

O Maranhão encontra-se situado no alto à esquerda da imagem
O Ministério do Turismo classifica um total de 303 regiões turísticas distribuídas em 3.345 municípios. No nordeste, o Estado do Maranhão constitui-se com a menor distribuição proporcional de regiões e municípios, o que pode ser percebido no mapa de regionalização do Turismo no nordeste, do Ministério. 
De uma maneira mais próxima, pode-se perceber a distribuição desproporcional do turismo no Maranhão e, comparando-o com o Piauí, logo após o rio Parnaíba, isso fica mais evidente. Ao norte o turismo está relacionado ao litoral e, ainda, à rota entre São Luís e Fortaleza, onde encontra-se o trecho nominado de "Rota das Emoções" (Barreirinhas-Jericaquara), o que pode ser percebido na imagem, na parte norte do Estado. 
Ao Leste do Maranhão, há a região dos cocais, centrada em Caxias. Nessa cidade há em especial o Memorial da Balaiada, mas o mesmo apresenta maior intensidade de visitação a partir do Piauí, não havendo interligação com Barreirinhas e São Luís. 
Aí está o ponto importante da reflexão acerca do Projeto Balaiada. A região de ocorrência do Movimento abrange os setores próximos a Barreirinhas, o Delta do Parnaíba e vai até Caxias, alem de São João dos Patos. 
Aproveitar esse roteiro próprio da Balaiada constitui fator importante de interligação de setores turísticos (verdadeiras ilhas turísticas), promovendo a integração e o aquecimento de seu mercado. 
Todo esse processo passa pela região de Nina Rodrigues, Chapadinha, Anapurus, Brejo, Tutóia, dentre outros municípios, até Caxias. 
Daí a importância da ação. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRIADA A LEI QUE INSTITUI A SEMANA DA BALAIADA NO ÂMBITO DO ESTADO DO MARANHÃO

 LEI Nº 12.227, DE 14 DE MARÇO DE 2024 ESTADO DO MARANHÃO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO INSTALADA EM 16 DE FEVEREIRO DE 1835 DI...